Última vez que o Tricolor bateu o Leão pela diferença necessária no domingo (16) foi em 2014, também pela semi do Estadual
O Santa Cruz tem uma missão difícil para avançar à final do Campeonato Pernambucano Betnacional. Depois de perder o jogo de ida da semifinal para o Sport por 2 x 0, o Tricolor precisa de um placar de três ou mais mais gols de diferença para ir direto para a final sem passar pela disputa de pênaltis.
Só que há dois tabus grandes para conseguir esse feito. Esse resultado não acontece para o Mais Querido há quase 11 anos, e só se repetiu mais uma vez em 35 anos.
A última vez que o Santa Cruz venceu o Sport por três gols de diferença aconteceu em 6 de abril de 2014, na semifinal do Campeonato Pernambucano daquela temporada. Esse foi o jogo de ida, no Arruda, onde o Tricolor fez 3 x 0 com dois gols de Léo Gamalho e um de Renatinho.

Foto: Divulgação/Santa Cruz
Naquele duelo, todos os gols saíram no segundo tempo. Uma coincidência é que o zagueiro Everton Sena, titular naquele confronto, está presente no elenco atual do Santa Cruz.
No jogo da volta, porém, a vitória do Sport por 1 x 0 levou a decisão para os pênaltis, já que o regulamento daquele ano – aceito pelos clubes – não tinha saldo de gol como um critério de desempate. Dessa forma, nas penalidades, o Leão avançou à final e posteriormente garantiu o título contra o Náutico.
Antes disso, entretanto, esse resultado só aconteceu no dia 15 de abril de 1990, pelo Campeonato Pernambucano daquela temporada. Naquela ocasião, o Tricolor venceu o Leão por 3 x 0, no Arruda, pela 2ª fase da competição. Os gols da vitória coral foram marcados por Tanta, Mazinho Loyola e Cláudio.

Foto: Rafael Vieira/FPF
Quando o Santa Cruz venceu o Sport por dois gols de diferença?
Vencer por dois gols de diferença levará a decisão para os pênaltis. Esse resultado foi frequente no tricampeonato conquistado pelo Santa Cruz, entre 2011 e 2013, acontecendo em quatro oportunidades.
A última delas foi na final do Campeonato Pernambucano de 2013, na Ilha do Retiro, com vitória coral que garantiu o tri. Os gols foram marcados por Flávio Caça-Rato e Sandro Manoel.
Caso esse placar volte a se repetir após quase 12 anos, o Santa Cruz leva a decisão para as penalidades e poderá voltar a uma final de Estadual após cinco anos, já que a última foi em 2020, quando perdeu o título para o Salgueiro.
0 comentários