A CBF ainda lamentou a morte de dois torcedores do Colo-Colo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício à Conmebol, nesta madrugada, solicitando a vitória por 3 a 0 do Fortaleza sobre o Colo-Colo, do Chile, em decorrência da invasão de torcedores chilenos ao gramado do Estádio Monumental de Santiago. A confusão generalizada motivou o cancelamento da partida, válida pela segunda rodada da Copa Libertadores e realizada na noite desta quinta-feira (10).
“Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida”, disse em nota oficial. A entidade brasileira se baseia nos artigos 6, item 3, inciso “g”, e artigo 24, item 2, do Código Disciplinar da Conmebol e solicita a vitória do Leão do Pici “em razão da responsabilidade do clube mandante”.
LEIA MAIS | Conmebol cancela partida entre Colo-Colo e Fortaleza após torcedores chilenos invadirem o gramado
No documento enviado à Conmebol, que você pode ter acesso clicando aqui, a CBF considerou diversos acontecimentos para pedir a vitória do time cearense. Os motivos citados foram:
Superlotação do estádio do clube mandante; morte de dois torcedores em decorrência do jogo; violência generalizada; insegurança instaurada na praça desportiva e suas imediações; iminência de novos episódios; arremesso de objetos em campo; abalo psicológico dos jogadores e comissão técnica; e o cancelamento da partida em função da falta de garantia de segurança do time e das autoridades locais.
Além disso, a CBF lamentou “profundamente” a morte de dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos antes, durante e depois da partida entre Colo-Colo e Fortaleza. A nota oficial informa, ainda, que a instituição manteve contato com o CEO da SAF leonina, Marcelo Paz, a fim de dar o suporte necessário.
VEJA A NOTA OFICIAL DIVULGADA PELA CBF
“A CBF lamenta profundamente a morte dos dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos na partida entre Colo-Colo e Fortaleza, realizada na quinta-feira (10), em Santiago, pela Libertadores. Logo após a suspensão da partida, a entidade manteve contato com o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, dando todo o suporte necessário ao clube desde então.
A CBF informa também que enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), às 2h10, ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento salvaguardando os interesses do filiado e pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol.
Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia (em anexo) aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida”.

Foto: Mateus Lotif/FEC
0 comentários