publicidade

Resultado final de Colo-Colo x Fortaleza será definido pela Comissão Disciplinar da Conmebol

Libertadores, CE, Fortaleza, Últimas

Por Guilherme de Andrade

Por Guilherme de Andrade

Postado dia 11 de abril de 2025

O Fortaleza, internamente, acredita que o mais justo é que seja decretado como o vencedor da partida

A Conmebol cancelou, de maneira oficial, a partida entre Colo-Colo/CHI e Fortaleza, pela segunda rodada da Copa Libertadores, disputada na noite desta quinta-feira (10), em função da confusão generalizada no Estádio Monumental de Santiago. Portanto, o resultado final do jogo, que estava empatado em 0 a 0, será definido através da Comissão Disciplinar da Conmebol. 

Internamente, o Leão do Pici acredita que o mais justo é que seja decretada a derrota do time chileno e, por consequência, a vitória dos brasileiros, apurou o NE45. O desejo dos cearenses é fundamentado nos regulamentos da própria Conmebol, que preveem o revés, ou sanções, para o clube mandante e responsável pela desordem na praça esportiva. 

LEIA MAIS | Conmebol cancela partida entre Colo-Colo e Fortaleza após torcedores chilenos invadirem o gramado


Vale ressaltar que, no documento oficial em que decreta o cancelamento da partida, a Conmebol enfatiza que decisão foi tomada “em função da falta de garantias de segurança por parte do clube local e das autoridades locais de segurança que garantam a continuação da partida entre Colo-Colo (CHI) x Fortaleza (BRA)”. 

O regulamento da Copa Libertadores 2025, no tópico 5.1.11.4, diz que “nos casos em que a interrupção for imputada aos clubes ou às pessoas pelas quais essas possam ser responsáveis de modo regulamentar ou disciplinarmente, será aplicado o previsto no Código Disciplinar, além de pagar todos os custos pelo recomeço da mesma”.

Já o Código Disciplinar da Conmebol determina, no item 2 do artigo 24 – cuja denominação é “Determinação do Resultado de uma Partida por Responsabilidade ou Negligência de uma das Equipes” – que “quando uma equipe for sancionada com a determinação do resultado de um jogo por responsabilidade ou negligência, entender-se-á que o resultado é 3-0 a favor da equipe adversária”.

Este mesmo regulamento, no item 2 do artigo 8, credita ao clube anfitrião a responsabilidade pela “segurança e ordem tanto no interior como nas imediações do estádio antes, durante e depois do jogo”. Assim, estas equipes ficam expostas à “imposição de sanções disciplinares e ao cumprimento das ordens e instruções que venham a ser adotadas pelos Órgãos Judiciais”. 

No documento que decretou o cancelamento da partida, a entidade máxima do futebol sul-americano informou, também, que o caso será “enviado aos Órgãos Judiciais da Conmebol para futuras determinações”. “Todas as informações dos ocorridos dentro e fora do estádio serão enviadas à Comissão Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol”, completou. 

O Fortaleza retorna para a capital cearense na tarde desta sexta-feira (11), através de um voo fretado. O próximo compromisso do time comandado por Juan Pablo Vojvoda é no domingo (13), às 20h, contra o Internacional, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. 

Fortaleza - Colo-Colo - Libertadores - Monumental de Santiago - Lucero

Foto: Mateus Lotif/FEC

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING