O Tricolor garantiu o primeiro triunfo no Brasileirão
No encerramento da 5ª rodada da Série A, o Bahia venceu o Ceará por 1 x 0, nos minutos finais, nesta segunda-feira (21), na Arena Fonte Nova. Com o resultado, o Tricolor sai do Z-4 e garante o primeiro triunfo no Brasileirão, enquanto o Vozão cai uma posição e sai G-4.
O jogo se mostrou bastante aquem do que os times vem apresentando nas últimas rodadas. O Bahia foi melhor ofensivamente, conseguindo se movimentar mais e trocar passes, porém não conseguiu ser eficiente na construção final e nas finalizações.
O Ceará teve muito mérito nessa falta de efetividade porque foi muito organizado defensivamente e impediu que o adversário chegasse próximo da pequena área. O time foi pouquíssimo criativo e tentou chegar poucas vezes em jogadas de contra-ataque, ou de algum erro do adversário. O pênalti, até polêmico, foi marcado em mais uma boa chegada do Tricolor, que arriscou mais até nos acréscimos e garantiu o gol e o triunfo da partida.
Com o resultado, o Bahia sobe para a 13ª posição na tabela, com 6 pontos (1V,3E,1D). Enquanto o Vozão sai do G-4 e cai uma posição, em 5ª lugar, com 7 pontos (2V,1E,2D).
Próximos jogos
O Tricolor Baiano se prepara para encarar o Atlético Nacional, pela Libertadores, na quinta-feira (24), às 21h, na Fonte Nova. Já o Vozão descansa para a próxima rodada do Brasileirão contra o São Paulo, no sábado (26), às 18h30, no Castelão.
Sobre o jogo Bahia x Ceará

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Em casa, o Bahia teve mais a posse de bola e conseguiu dominar a maioria das ações ofensivas, mas o time não conseguiu avançar com tanta qualidade por conta do bom posicionamento da defesa do Ceará, que precisou trabalhar para evitar erros na saída de bola, que estava sendo bem marcada.
A maioria das tentativas do Tricolor aconteceram pelos lados do campo, porém, a defesa Alvinegra conseguiu impedir as chegadas mais próximas da pequena área. O Vozão não conseguiu trocar bons passes, e isso pela pressão do adversário.
No retorno do segundo tempo, a partida continuou bem morna com o Bahia com maior posse de bola, mas sem conseguir espaço para avançar com perigo contra a meta alvinegra. O Ceará continuou buscando contra-ataques, mas não foi eficiente na construção.
Como é de se esperar, a entrada de Pulga no lado esquerdo movimentou ainda mais as jogadas ofensivas do Tricolor, que continuou sofrendo com a boa organização defensiva do Vozão. O time continuou pouco criativo buscando apenas um erro do adversário para chegar com perigo.
Quase no último lance da partida, o Tiago foi derrubado na área por Pedro Henrique. O VAR chamou para revisão e depois de um tempo confirmou o pênalti, que pode ser considerado polêmico pelo toque calçar leve do adversário. Everton Ribeiro foi responsável pela cobrança e balançou as redes, aos 58 minutos.

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Ficha do jogo
Bahia (1)
Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Santiago Mingo, Iago (Luciano Juba); Acevedo, Erick, Rodrigo Nestor (Everton Ribeiro); Cauly (Tiago), Lucho Rodriguez (Erick Pulga), Ademir (Ruan Pablo). Técnico: Rogério Ceni
Ceará (0)
Fernando Miguel; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado, Rafael Ramos; Dieguinho, Fernando Sobral (Lucas Lima) e Lucas Mugni (Rômulo); Aylon (Guilherme) (Pedro Henrique), Pedro Raul e Galeano (Matheus Araújo). Técnico: Léo Condé
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS), Tiago Augusto Kappes Diel (RS), Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Gols: Everton Ribeiro (58’/2ºT/BAH)
Cartões amarelos: Lucas Mugni, Rafael Ramos (CEA); Ademir, Everton Ribeiro (BAH)
0 comentários