O lance para um possível cartão vermelho aconteceu aos 8 minutos do primeiro tempo, na final do Potiguar 2025
A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) divulgou nesta segunda-feira (28) a análise do VAR sobre um lance polêmico no segundo jogo da final do Campeonato Potiguar 2025, entre ABC e América-RN, que aconteceu no Estádio Frasqueirao, em 29 de março.
O lance aconteceu aos 8 minutos do primeiro tempo. O volante Madison, do ABC, ia disputar a bola com Rennan Siqueira, do América-RN, quando deu um chutão na bola para fora. O pé e a perna dele atingiram em cheio o pescoço do lateral, que caiu e reclamou pedindo cartão vermelho por jogo perigoso.
O árbitro de campo, Anderson Daronco, não entendeu dessa forma e pediu para o jogo seguir, o que irritou a comissão técnica do América-RN, que pedia a expulsão do jogador. Ele não marcou falta e nem deu cartão amarelo para Madison, que não recebeu punições no jogo.

Lance polêmico na final do Potiguar entre ABC e América-RN. Foto: Reprodução/ FNF
Pablo Ramon Goncalves Pinheiro, árbitro FIFA, e Flávio Gomes Barroca, ambos da Federação do Rio Grande do Norte, estavam no comando do VAR e concordaram com a marcação de Daronco. No áudio, é possível ouvir a conversa entre eles ao entenderem que Madison não usou muita força para atingir o adversário.
“Para mim, o jogador de branco chuta a bola para fora, Pablo, tá bom? O contato é acidental, ok?”, diz Daronco sobre o lance. O VAR concorda e diz que há um pé na cabeça, e pede para que ele aguarde a checagem das imagens.
Daronco pergunta ao VAR se o lance foi muito ostensivo ou se aconteceu um “ponto de contato muito pleno” entre os jogadores. Ele complementa que não ficou marcas da chuteira no rosto de Rennan.
Pelas imagens, Pablo e Flavio entendem que Madison flexiona o joelho para “diminuir a força excessiva” no lance, o que evitou um chute mais forte no rosto do adversário. Daronco concorda com a análise do VAR e segue com a partida.
FNF divulga vídeo da analisar do VAR da Decisão do Campeonato Potiguar 2025 pic.twitter.com/QH92wk91HG
— FNF | RN (@fnfrn) April 28, 2025
O jogo terminou em 1 x 0 para o América-RN, com gol de Hebert nos minutos finais. Como o primeiro jogo terminou empatado, em 1 x 1, a vitória na segunda partida garantiu o 39º título do Campeonato Potiguar para o Mecão em cima do rival.
0 comentários