Além do Leão, outras 10 equipes somaram apenas dois pontos nas primeiras seis rodadas
O Sport faz um início de Campeonato Brasileiro que historicamente preocupa: metade dos times com a campanha igual ao time pernambucano foram rebaixados para a Série B. No Podcast45, Fred Figueiroa, ao lado de Cassio Zirpoli e Kauê Diniz, analisou o difícil cenário do Leão da Ilha, além de avaliar os desafios de uma possível reação rubro-negra.
- LEIA MAIS | Igor Cariús fala sobre atual fase do Sport e projeta busca pela primeira vitória no Brasileirão
Ao todo, além do Sport nesta temporada, outras 10 equipes somaram apenas dois pontos nas primeiras seis rodadas na história da Série A. A torcida pode se apegar aos feitos de América-MG (2021), Athletico (2017), Fluminense (2008), Chapecoense (2014) e Vitória (2024), que conseguiram reagir ao longo da competição e evitar a queda. Exemplo mais recente da estatística, o Rubro-negro baiano terminou em 11º com 47 pontos e garantiu vaga na Sul-Americana.
Por outro lado, Palmeiras (2012), Atlético-GO (2012), Coritiba (2023), Paraná (2018) e Santa Cruz (2006) não tiveram a mesma sorte e amargaram o rebaixamento para a Segundona.
“São poucas equipes. Um recorte baixo já é algo negativo para analisar, mas 50% das equipes escaparam. Isso já era a primeira coisa para Yuri [Romão, presidente do Sport] dizer e citar equipes do degrau financeiro do clube, como Chape, Vitória e América-MG. Agora o recorte preocupa, porque os que caíram, caíram com 30 no máximo. Se não encontrar uma curva de recuperação, a tendência é essa”, afirmou Fred.
A situação do Sport pode complicar ainda mais se não vencer a próxima partida, contra o Fluminense, neste sábado (3), no Maracanã. Isso porque, historicamente, apenas dois (Vitória de 2024 e Fluminense de 2008) dos seis clubes que chegaram à 7ª rodada com dois pontos conseguiram escapar.
“O Vitória do ano passado, que reagiu no segundo turno, é um exemplo para o Sport se apegar. Teve uma mudança de treinador e, detalhe, com menos elenco que esse do Sport. O Sport não só vai ter a janela de transferências, como um mês parado [em intertemporada]”, acrescentou o jornalista.
Fred Figueiroa relembrou que o Leão vive sua pior arrancada na história da Série A. O recorde de dois empates e quatro derrotas é um desempenho que só encontra paralelo com parte da campanha de 2021, ano em que o clube caiu para a Série B.
“É a pior campanha do clube na Série A. Em nenhuma outra edição, o Sport chegou a seis jogos sem uma vitória. Nas duas piores, em 2020 e 2021, já tinha quatro pontos [na 6ª rodada] e agora só tem dois. […] Eu procurei outro momento da história do Sport no Brasileiro em que o time tenha esse recorte de dois empates e quatro derrotas. E a gente encontra isso no meio do campeonato de 2021, ano em que o time foi rebaixado”, destacou no Podcast45.
0 comentários