Distância do líder para o 10º colocado é de apenas dois pontos
A atual a edição da Série B conta com uma marca muito clara: o equilíbrio. Com isso, Podcast45 realizou um raio-x, analisando competição desde o início do modelo de pontos corridos, em 2006, até o atual momento, e constatou que esta é a Segundona mais achatada de todos os tempos após cinco rodadas disputadas.
Para se ter ideia, a distância do líder Avaí para o Novorizontino, que ocupa a 10ª posição, é de apenas dois pontos. Esta curta diferença nunca ocorreu em nenhuma edição da competição. A única Série B que se aproxima deste dado é a de 2011, onde, após as mesmas cinco rodadas, o 1º e o 9º colocados estavam separados por também dois pontos.
“É uma Série B ultra achatada. Nós temos um líder dois pontos abaixo da média. A média de um líder após cinco rodadas costuma ser 13 pontos. O Avaí tem 11. No segundo bloco, todos estão acima da média, com destaque para o 9º e para o 10º, que estão dois pontos acima da média. Ou seja, não é uma sensação de achatamento ou de equilíbrio, estamos diante do maior equilíbrio da história da Série B”, ressaltou Fred Figueiroa.
Único nordestino da competição, o CRB, inclusive, também está presente nesta faixa da tabela. Neste momento, o Galo é o 6º colocado, com 10 pontos ganhos.
Outro detalhe curioso abordado por Hathos Rildo é a distância entre as duas partes da tabela. Neste momento, a diferença do 10º colocado, Novorizontino, para o 11º, Chapecoense, são de três pontos. Este espaço, diga-se, também é o maior da história da Série B entre equipes nestas posições após as cinco rodadas.
“Uma coisa que também me chama atenção, além do achatamento, é que você tem uma distância de blocos. Veja, do 10º colocado para o 11º, mesmo dentro de cinco rodadas, tem três pontos de diferença. É um gap muito considerável, quando a gente lembra que os 10 primeiros parecem ser os 10 favoritos. Talvez uma ali fique de fora, mas é normal”, disse Hathos.
10 primeiros times da Série B após cinco rodadas
- 1º – Avaí / 11 pontos
- 2º – Cuiabá / 11 pontos
- 3º – Vila Nova / 10 pontos
- 4º – Coritiba / 10 pontos
- 5º – Goiás / 10 pontos
- 6º – CRB / 10 pontos
- 7º – Athletico-PR / 9 pontos
- 8º – América-MG / 9 pontos
- 9º – Remo / 9 pontos
- 10º – Novorizontino / 9 pontos

Foto: Dido Henrique
0 comentários