publicidade

Com Fortaleza e Sport, grupo de 20 clubes não vai participar da eleição da CBF

Fortaleza, CE, PE, Sport, Últimas

Por Guilherme de Andrade

Por Guilherme de Andrade

Postado dia 22 de maio de 2025

A eleição da CBF acontece no próximo domingo (25) e não contará com as presenças de Fortaleza e Sport

Fortaleza e Sport são os nordestinos presentes no grupo de 20 clubes que decidiram boicotar a eleição para novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), prevista para acontecer no próximo domingo (25), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Na noite desta quarta-feira (22), times das Séries A e B publicaram uma nota conjunta onde informaram que não irão participar do pleito como forma de protesto ao processo eleitoral. 

Além da dupla de Leões, estão presentes no grupo as seguintes agremiações: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos e São Paulo. 

LEIA MAIS | Sport vive momento crítico na temporada e pode igualar marca negativa que não ocorre desde 1999


Estes clubes, na nota oficial, que pode ser lida na íntegra mais abaixo, afirmaram que o “futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade”. Completaram dizendo que não irão comparecer à votação por discordarem do processo vigente. Em contrapartida, ressaltaram que a partir da próxima semana, estarão “prontos para conversar com a nova gestão”.

Mesmo assim, o prosseguimento da assembleia eleitoral não está em cheque, uma vez que o estatuto vigente da CBF prevê quórum mínimo de 34 presentes e o candidato Samir Xaud, único que conseguiu se inscrever para o pleito, possui 35 assinaturas. A diferença é que desta vez, o novo presidente da entidade será eleito sem a unanimidade dos votos. 

Xaud foi o único candidato a conseguir atender os requisitos mínimos para inscrever uma chapa, que são ter o apoio de pelo menos oito federações e cinco clubes. Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), tinha o apoio de 29 equipes, mas de apenas duas federações, o que inviabilizou sua participação na eleição.

Os clubes que apoiam Samir são: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda, enquanto as federações são todas as do país, com exceção de São Paulo e Mato Grosso.

NOTA OFICIAL DOS 20 CLUBES 

“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente. Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport”.

Fortaleza - Sport - Copa do Nordeste - Tinga - Lucas Lima

Foto: Mateus Lotif/FEC

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING