O Mais Querido foi prejudicado pela equipe de arbitragem em dois momentos cruciais do jogo
O ABC ficou no empate em 1 x 1 com o Londrina, nesse sábado (24), no Estádio VGD. As equipes fizeram um jogo bem disputado, mas o protagonismo ficou todo para a equipe de arbitragem que apitou muito mal a partida e teve dois erros que prejudicaram diretamente o Mais Querido. O clube se pronunciou em repúdio e a Federação Norte-rio-grandense (FNF) informou que levará o protesto à Comissão Nacional de Arbitragem.
O primeiro lance foi quando o árbitro Leonardo Willers Lorenzato marcou um pênalti, muito questionável, a favor do Londrina no primeiro tempo. O outro lance aconteceu com o assistente Renan Antônio Angelim Rodrigues, quando confirmou o gol do ABC, com o gesto de correr para o meio-campo, e após pressão dos jogadores do Tubarão, decidiu por marcar o impedimento e anulou o gol. Lembrando que os jogos da primeira fase da Série C não tem o uso do VAR.
Na nota de repúdio, que o leitor pode conferir no final da matéria, o ABC aponta que foi “absurdamente prejudicado” pela artbiragem da partida e que levará o caso para tomar as medidas cabíveis.
“Tais equívocos evidenciam uma conduta arbitrária e inaceitável, ferindo o princípio da imparcialidade e desrespeitando o esforço, a história e a instituição ABC Futebol Clube. O Clube não aceitará passivamente esse tipo de prejuízo e, por meio de seu departamento jurídico, tomará todas as medidas cabíveis, inclusive com uma representação contra a arbitragem junto às instâncias competentes”, disse o clube em um trecho.
A FNF também fez coro a nota de repúdio do Mais Querido e reforçou que irá ajudar a levar o caso a Comissão Nacional de Arbitragem para que seja adotada as providências necessárias contra os erros cometidos no jogo.
“No Rio de Janeiro para participar da eleição da Confederação Brasileira de Futebol, o presidente da FNF afirmou que levará o caso à Comissão Nacional de Arbitragem, solicitando que sejam adotadas as providências para que erros como os que ocorreram no jogo entre ABC e Londrina não se repitam. A FNF classificou como inaceitáveis os erros da arbitragem durante a partida, que acabaram por interferir diretamente no resultado do jogo, prejudicando o ABC”, disse em um trecho.
Na súmula, o árbitro não escreveu sobre a confusão generalizada que ocorreu em campo após a anulação do gol. Ele apenas destacou que o lateral Lucas Mota, do ABC, foi expulso por ter feito gestos de roubo em direção ao assistente.
“Expulsei o atleta de n° 2 sr lucas mota da silva da equipe do abc por realizar com suas mãos o gesto de roubo (popularmente conhecido) em protesto contra a decisao do assistente 02. após a aplicação do cartão vermelho o jogador voltou a repetir o gesto de roubo. o mesmo precisou ser retirado pelos jogadores de sua equipe”, disse.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.
Confira nota de repúdio do ABC contra a arbitragem
O ABC Futebol Clube vem a público expressar sua profunda indignação e repúdio à atuação da equipe de arbitragem na partida contra o Londrina/PR, realizada neste sábado, 24 de maio de 2025, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), em Londrina (PR), válida pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro Série C 2025.
O Clube foi absurdamente prejudicado por decisões que comprometeram de forma direta o resultado da partida. Um pênalti inexistente foi assinalado contra nossa equipe, e um gol, inicialmente validado pelo árbitro Leonardo Willers Lorenzato e pelo assistente Renan Antônio Angelim Rodrigues, foi posteriormente anulado, em atitude incoerente e inaceitável, especialmente em um jogo que não contou com o recurso da arbitragem de vídeo (VAR).
Tais equívocos evidenciam uma conduta arbitrária e inaceitável, ferindo o princípio da imparcialidade e desrespeitando o esforço, a história e a instituição ABC Futebol Clube. O Clube não aceitará passivamente esse tipo de prejuízo e, por meio de seu departamento jurídico, tomará todas as medidas cabíveis, inclusive com uma representação contra a arbitragem junto às instâncias competentes.
O futebol brasileiro exige seriedade, profissionalismo e respeito a todas as instituições envolvidas. O que ocorreu nesta partida fere os valores do esporte e compromete a credibilidade da competição.
O ABC Futebol Clube seguirá vigilante, atento e combativo, em defesa de sua torcida e de sua história.
Natal, 25 de maio de 2025
ABC Futebol Clube








0 comentários