Marcação da penalidade foi alvo de reclamações do técnico e dos jogadores do Tricolor de Aço
Pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia foi derrotado por 1 x 0 pelo Grêmio, na manhã deste domingo (25), na arena do clube gaúcho. O único gol da partida, diga-se, foi marcado por Braithwaite, em um pênalti inexistente, que foi alvo de reclamações dos jogadores e do técnico do Esquadrão.
Com o resultado, o Bahia se manteve com 15 pontos e em sétimo na tabela. Já o Grêmio chegou aos 12 pontos, subiu cinco posições e agora é o 12º colocado do Campeonato Brasileiro.
Também foi quebrada a sequência de triunfos do Esquadrão, que vinha de resultados positivos sobre o rival Vitória, na última rodada da Série A, e sobre o Paysandu, na Copa do Brasil.
Próximos jogos de Grêmio e Bahia
O Tricolor de Aço segue atuando em Porto Alegre, mas dessa vez para encarar o Internacional, no Beira-Rio, nesta quarta-feira (28), às 19h, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Já o Grêmio pega o Sportivo Luqueño-PAR, na quinta (29), às 19h, novamente na sua Arena, pela rodada final da primeira fase da Sul-Americana.
Resumo do jogo
A partida se iniciou com o Bahia tendo a primeira chance mais perigosa. Logo aos sete minutos, Cauly cobrou escanteio na área do Grêmio, e encontrou David Duarte. O zagueiro do Esquadrão subiu mais alto que todo mundo e tocou com perigo a direita da barra de Thiago Volpi.
O Bahia voltou a assustar o Grêmio aos 14 minutos e logo depois aos 18. Primeiro, Everton Ribeiro recebeu na entrada da área e encontrou um grande passe para Lucho Rodríguez, que livre de marcação, tocou para fora. Após isso, o atacante uruguaio voltou a receber um bom lance, desse vez de Gilberto, pela direita, mas novamente não acertou a barra.
Melhor na partida, o Tricolor de Aço criou outra boa oportunidade aos 28 minutos. Luciano Juba cobrou falta direto no gol, Volpi espalmou e a defesa do Grêmio afastou nos pés de David Duarte. O zagueiro recebeu livre na marcado pênalti, mas chutou para fora.
O Grêmio melhorou nos minutos finais do primeiro tempo, e respondeu aos 36 e aos 42. Na primeira oportunidade, Cristian Oliveiro cruzou para Braithwaite dentro da pequena área, que mandou por cima do gol de Marcos Felipe. Após isso, em jogada individual, Amuzu driblou Gilberto e finalizou com perigo de fora da área à esquerda da trave do Esquadrão.

Foto: Rafael Rodrigues/ECB
O Grêmio chegou ao gol logo no início do segundo tempo. Aos oito minutos, Cristaldo fez boa jogada individual pelo meio da defesa do Bahia, achou grande passe em profundidade na área para Braithwaite, que tentou driblar Marcos Felipe, mas caiu pedindo pênalti, e o árbitro Bruno Arleu de Araújo marcou.
Entretanto, foi solicitado ao árbitro a revisão no VAR. Arleu reviu a jogada e mesmo assim optou por manter a decisão do campo. Com isso, o próprio Braithwaite foi para a cobrança do pênalti, aos 15 minutos, e abriu o placar para o Grêmio. A decisão, diga-se, foi alvo de grande reclamação por parte do técnico Rogério Ceni e dos jogadores do Esquadrão, gerando até um cartão amarelo para Everton Ribeiro.
Árbitro marcou pênalti para o Grêmio.
VAR chamou, árbitro analisou e seguiu com a marcação do pênalti.
— Diário de Torcedor (@DiarioGols) May 25, 2025
O Bahia respondeu aos 22 minutos. Lucho Rodríguez cobrou falta perigosa no lado direito da trave de Thiago Volpi e exigiu uma grande defesa do arqueiro gremista. O Tricolor de Aço seguiu pressionando durante os minutos finais do segundo tempo, mas não conseguiu igualar o placar.
Ficha do jogo
Grêmio (1)
Tiago Volpi, João Pedro (Ronald), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti, Cristian Olivera (Aravena) e Cristaldo (Gustavo Martins); Braithwaite (Arezo) e Amuzu. Técnico: Mano Menezes.
Bahia (0)
Marcos Felipe; Gilberto (Santiago Arias), David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Michel Araujo (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro (Kayky); Cauly (Iago Borduchi), Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (Ambos RJ)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Gols: (15’/2ºT/Braithwaite/GRE)
Cartões amarelos: Cristaldo, Amuzu, Pavón, Aravena (GRE); Ramos Mingo, David Duarte, Everton Ribeiro (BAH)

Foto: Rafael Rodrigues/ECB
0 comentários