Leão da Barra vive momento complicado na Série A
O Vitória vive um momento conturbado sob o comando do técnico Thiago Carpini. Após uma sequência sólida e invicta que marcou o segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2024 e se estendeu até o início de 2025, o time baiano vive um momento irregular na temporada.
O clube tinha 22 jogos de invencibilidade, até quando foi derrotado para o Náutico pela Copa do Brasil, no dia 12 de março. A virada de chave negativa teve início com a eliminação para o time pernambucano.
A partida encerrou a invencibilidade, na qual o clube venceu 14 vezes e empatou oito. Esse recorte teve início ainda na reta final do Brasileirão de 2024, sendo fundamental para a classificação à Sul-Americana, e seguiu nos primeiros compromissos de 2025, incluindo o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste. O aproveitamento no período foi de 75,76%, gerando a Carpini uma confiança por parte do torcedor.
Contando com a partida diante do Alvirrubro, o time apresentou um desempenho irregular. Em 18 jogos, acumulou apenas quatro vitórias, seis empates e oito derrotas, com um aproveitamento de aproximadamente 33,33%.
Apesar do início ruim no Brasileirão, o Rubro-Negro baiano ainda mostra bons números em outras competições. Em 2025, terminou a primeira fase da Copa do Nordeste na liderança e, atualmente, ocupa a segunda colocação do Grupo B da Copa Sul-Americana. Já no Campeonato Baiano, foi superado pelo rival Bahia na decisão, ficando com o vice-campeonato.

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
O que pode explicar o momento irregular?
O Vitória passou por uma queda de rendimento tático, aspecto este que foi fundamental para a arrancada da equipe sob o comando do treinador na edição passada e para a conquista de bons resultados. Atualmente, a pressão e alguns erros do time colocam Carpini na missão de buscar uma nova recuperação, semelhante àquela vivida quando assumiu o comando.
Além de um aumento na quantidade de jogos, com partidas realizadas tanto no meio quanto no fim de semana, o que reduz o tempo de treinamentos do time. As dificuldades enfrentadas pelo Vitória e o técnico em 2025 também passam pelas perdas significativas no elenco para esta temporada. Entre elas, destaca-se a saída do atacante Alerrandro, peça-chave na campanha de recuperação no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2024.
Além dele, o clube perdeu pilares do sistema defensivo. O zagueiro Wagner Leonardo e o lateral-esquerdo Lucas Esteves, negociados com o Grêmio, eram nomes fundamentais para o Rubro-Negro.
Números do Vitória na Série A 2025
Em dez rodadas, o clube soma duas vitórias, três empates e cinco derrotas no campeonato. Atualmente, ocupa a 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento com nove pontos.
0 comentários