publicidade

Vitória: Confira a eficiência do ataque rubro-negro neste ano

Série A, BA, Destaque, Últimas, Vitória

Por Antonio Marzaro

Por Antonio Marzaro

Postado dia 16 de junho de 2025

Leão da Barra não teve um atacante sequer com pelo menos 10 gols na temporada

Após um início histórico, o Vitória enfrenta uma crise em sua temporada. O Leão da Barra entra na pausa para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA com diversas incógnitas, uma delas é a ineficiência de seu ataque, que é um dos piores da Série A com apenas 14 gols em 12 jogos.

No ano inteiro, foram 50 gols marcados em 40 jogos – a maioria (26) foi durante o Campeonato Baiano. Em torneios mais “difíceis”, o Rubro-Negro tem 24 gols distribuídos em 4 campeonatos diferentes (Brasileirão, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana). Defensivamente, o Vitória sofreu 33 gols (7 no estadual e 26 no restante).

Quando a chave virou?

A primeira resposta – e mais óbvia – é a derrota para o Náutico, em março, pela Copa do Brasil. O jogo, além de encerrar a participação do Leão no torneio, também findou a sequência invicta de 22 jogos que o clube alcançou. Depois deste dia, foram 20 confrontos e apenas 3 triunfos. Além de 10 empates e 7 derrotas.


Um retrato claro da ineficiência ofensiva do Leão são os últimos cinco jogos, quando a equipe teve, por três vezes, a superioridade numérica sobre seus adversários e não conseguiu vencer. Pelo contrário, contra Bahia e Universidad Católica, o Vitória saiu derrotado. Além disso, a equipe perdeu para o Santos em casa e empatou com Corinthians e Cruzeiro (também com um a mais).

Mas, além de não vencer, o Vitória não faz gols há quatro jogos. O último foi justamente contra o Bahia, no dia 15 de maio. Ainda, o clube faz poucos gols. Se olharmos mais para trás, da eliminação para o Náutico em diante, o Leão fez dois ou mais gols em apenas três duelos (2 x 1 vs Vasco e Fortaleza, e 2 x 2 vs Atlético-MG)

Renato Kayzer, atacante do Vitória - Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Renato Kayzer, atacante do Vitória – Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

De quem é a culpa?

O técnico Thiago Carpini parece não ter achado um nome de confiança para o setor. Até agora, o Vitória teve onze atacantes em seu plantel. Os maiores artilheiros são Janderson (8 gols), Gustavo Silva e Carlinhos (4 gols), e Renato Kayzer (3 gols). Ao todo, 17 atletas já jogaram na função e, somente Kayzer – que tem apenas cinco jogos, sete vezes menos que Janderson e Gustavo – parece ter agradado.

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING