Leão da Barra não teve um atacante sequer com pelo menos 10 gols na temporada
Após um início histórico, o Vitória enfrenta uma crise em sua temporada. O Leão da Barra entra na pausa para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA com diversas incógnitas, uma delas é a ineficiência de seu ataque, que é um dos piores da Série A com apenas 14 gols em 12 jogos.
No ano inteiro, foram 50 gols marcados em 40 jogos – a maioria (26) foi durante o Campeonato Baiano. Em torneios mais “difíceis”, o Rubro-Negro tem 24 gols distribuídos em 4 campeonatos diferentes (Brasileirão, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana). Defensivamente, o Vitória sofreu 33 gols (7 no estadual e 26 no restante).
Quando a chave virou?
A primeira resposta – e mais óbvia – é a derrota para o Náutico, em março, pela Copa do Brasil. O jogo, além de encerrar a participação do Leão no torneio, também findou a sequência invicta de 22 jogos que o clube alcançou. Depois deste dia, foram 20 confrontos e apenas 3 triunfos. Além de 10 empates e 7 derrotas.
Um retrato claro da ineficiência ofensiva do Leão são os últimos cinco jogos, quando a equipe teve, por três vezes, a superioridade numérica sobre seus adversários e não conseguiu vencer. Pelo contrário, contra Bahia e Universidad Católica, o Vitória saiu derrotado. Além disso, a equipe perdeu para o Santos em casa e empatou com Corinthians e Cruzeiro (também com um a mais).
Mas, além de não vencer, o Vitória não faz gols há quatro jogos. O último foi justamente contra o Bahia, no dia 15 de maio. Ainda, o clube faz poucos gols. Se olharmos mais para trás, da eliminação para o Náutico em diante, o Leão fez dois ou mais gols em apenas três duelos (2 x 1 vs Vasco e Fortaleza, e 2 x 2 vs Atlético-MG)

Renato Kayzer, atacante do Vitória – Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
De quem é a culpa?
O técnico Thiago Carpini parece não ter achado um nome de confiança para o setor. Até agora, o Vitória teve onze atacantes em seu plantel. Os maiores artilheiros são Janderson (8 gols), Gustavo Silva e Carlinhos (4 gols), e Renato Kayzer (3 gols). Ao todo, 17 atletas já jogaram na função e, somente Kayzer – que tem apenas cinco jogos, sete vezes menos que Janderson e Gustavo – parece ter agradado.
0 comentários