publicidade

Léo Condé completa um ano no Ceará e comanda o time na retomada do protagonismo na elite do futebol

Ceará, CE, Cearense, Copa do Nordeste, Destaque, Série A, Últimas

Por Rayane Domingos

Por Rayane Domingos

Postado dia 27 de junho de 2025

Ele caminha para se tornar o terceiro técnico a passar mais de um ano no cargo no Século XXI

Há exatos um ano, o Ceará anunciava Léo Condé como o novo comandante para a continuidade da temporada. Na época, o treinador era a saída óbvia e correta para o clube que precisava recuperar o bom futebol para conquistar o grande objetivo: o acesso para a Série A. E pelo segundo ano consecutivo, o técnico conseguiu levar mais um time nordestino ao lugar que lhe cabe, na elite do futebol brasileiro.

Condé chegou no Ceará quase dois meses após ser demitido do Vitória, que não vivia um bom momento no Brasileirão. O treinador era a melhor opção para comandar a equipe, visto o histórico recente de título da Série B e o acesso. O começo foi de certa dificuldade e muita paciência para deixar que ele conseguisse encaixar o time da maneira ideal, mesmo com um elenco limitado.

Léo Condé - Treinador - Ceará

Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

Entre altos e baixos, a equipe chegou na reta final da Série B determinado a conquistar o acesso, mesmo que as probabilidades mostrassem o contrário, visto que não estava no G-4 e oscilava entre se aproximar e afastar da zona de classificação. Nos 10 últimos jogos, foram 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. A arrancada a partir do jogo contra o Paysandu foi crucial para que o Vozão chegasse vivo na luta pelo acesso na última rodada, e enfim conseguisse.


Um dos entendimentos do time na época foi que não importava estar entre os quatro colocados durante x rodadas. A prioridade era terminar a Série B na zona de classificação, independente da posição e isso aconteceu. Característica desse time de Condé, o Ceará entendeu que ser resiliente é um ponto forte para trilhar um bom caminho nas difíceis competições que tem pela frente. É a máxima de que para bater, é preciso saber apanhar.

O time terminou a Série B na 4° posição, com 64 pontos, sendo 19 vitórias, 7 empates e 12 derrotas. O aproveitamento geral foi de 56%.

Léo Condé no Ceará em 2025

Léo Condé - Treinador - Ceará

Foto: Felipe Santos/CearaSC

Após comemorar e viver o momento épico do acesso, a temporada seguinte chegou com ainda mais responsabilidade para o Ceará e Condé. Com um calendário cheio, o time precisou buscar equilíbrio para disputar todas as competições do início do ano em alto nível e evitar lesão dos jogadores que estavam começando a ter destaque, como Pedro Raul.

O primeiro, e até agora único, título de Condé no Vozão foi o Campeonato Cearense. O time conseguiu superar o grande rival, o Fortaleza, e se consagrou bicampeão invicto, além de se tornar o maior campeão estadual, com 47 títulos.

O principal campeonato do clube no ano é o Brasileirão, e um dos grandes objetivos é assegurar a permanência. A ideia de que Condé talvez não estivesse preparado para disputar a Série A tem caído por terra a cada rodada, com ele buscando alternativas para montar um time competitivo, mesmo com limitações no elenco.

O Ceará teve uma largada muito positiva e até surpreendente, visto que os times que sobem de divisão sofrem um pouco no início do campeonato. A equipe brigou pelas primeiras posições desde o começo e entre altos e baixos continua perseguindo o G-10 na busca por conquistar vaga em alguma competição Sul-Americana. Neste momento, o Vozão ocupa a 12° posição, com 15 pontos (4V,3E,4D). O aproveitamento geral no Brasileirão é de 52%.

Como nem tudo são flores, o Ceará não conseguiu avançar na Copa do Brasil e caiu na terceira fase contra o Palmeiras. Na Copa do Nordeste, não fez uma fase de grupos com excelência, mas garantiu a vaga nas quartas de final e vai enfrentar o Sport, no dia 09 de julho, às 21h30, na Ilha do Retiro.

Léo Condé - Treinador - Ceará

Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

Léo Condé teve contrato renovado com o Ceará até o final da temporada, e caso se mantenha com números positivos, a tendência é que acerte por mais um ano o vínculo com o Vozão. O treinador destacou que vive um momento muito especial na carreira e também dentro do clube.

É um momento de muita alegria, por alcançar os objetivos de um clube de grande torcida, de representatividade muito grande no futebol brasileiro e você alcançar conquistas como acesso, título e um bom início no Campeonato Brasileiro e também pessoalmente. É o primeiro lugar em que trago minha família para estar próximo e isso tem sido bastante saudável. Esse um ano tem sido muito positivo à frente do clube e pessoalmente também”, disse o treinador.

Condé completará oficialmente um ano no cargo antes do retorno dos jogos, por conta da pausa da Copa do Mundo de Clubes, no dia 05 de julho. Os números dele sob o comando do Ceará são de: 56 jogos, sendo 31 vitórias, 9 empates e 16 derrotas, com aproveitamento de 61%.

 

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING