Duelo de tricolores marca encontro de dois times em momentos diferentes na temporada
Contra o Fortaleza, nesta quarta-feira (9), o Bahia tenta marcar presença em mais uma semifinal de Copa do Nordeste. Fase, diga-se, que é rotina na história dos baianos na competição regional, tendo em vista que nunca ficaram pelo caminho quando chegaram às quartas: são 10 classificações nas últimas 10 decisões. Os dados são do perfil EC Bahia Números.
O cenário de 100% de aproveitamento pode ajudar o Esquadrão a encerrar um jejum incômodo de oito anos sem vencer o Leão do Pici no Nordestão. Apesar da vantagem baiana no histórico geral, com oito triunfos em 15 jogos, o recorte a partir de 2018 é todo favorável aos cearenses, que não perdem para o rival há cinco partidas.
Vale destacar, no entanto, que em um dos tropeços para o Fortaleza, o Bahia levou a melhor nos pênaltis. Na oportunidade, em 2021, empatou sem gols no tempo normal e avançou à finalíssima nas penalidades – por 4 x 2 – em jogo único na Arena Castelão. A edição foi vencida pelo Ceará.
Essa será a 11ª vez que o Bahia jogará a fase de quartas de final da Copa do Nordeste. Nas 10 anteriores, 10 classificações.
O Fortaleza se igualará ao Botafogo-PB como adversário mais comum nesta fase. Em 2016, triunfo por 2×1 no Castelão e empate em 1×1 na Fonte Nova. pic.twitter.com/2zJKtnj2dG
— ECBahia Números (@ECBahiaNumeros) July 7, 2025
Na última vez que conseguiu vencer o Fortaleza pelo Nordestão, em 2017, contou com gols de Juninho Valoura e Edigar Junio. Naquele ano, a equipe baiana se sagrou campeã – na época, empilhando o terceiro título regional da sua história – ao eliminar o Sport na grande final. Os baianos tinham nomes como Zé Rafael e Hernane Brocador no elenco.
Bahia nas quartas do Nordestão
Essa será a 11ª vez que o Bahia jogará a fase de quartas de final da Copa do Nordeste. Vale destacar que, com o sorteio realizado, o Fortaleza se torna – ao lado do Botafogo-PB – o time que mais vezes apareceu no caminho dos baianos nesta fase. Em 2016, na última vez que se encontraram nas quartas, triunfo por 2 x 1 no Castelão e empate em 1 x 1 na Fonte Nova.
0 comentários