Passagem do comandante argentino no Tricolor chega ao fim em momento de muita pressão no Campeonato Brasileiro
O fim de uma relação que se tornou histórica para ambos os lados. O técnico Juan Pablo Vojvoda não comanda mais o Fortaleza. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (14), após longa reunião entre dirigentes do clube e o treinador.
O mau momento do Fortaleza vem desde o início da temporada, com oscilações e sequências negativas que impactam bastante. O time vinha recheado de expectativas por ter voltado à fase de grupos da Libertadores após grande campanha no Brasileirão 2024, terminando no 4º lugar.
Porém, neste ano, a campanha do Brasileirão é muito ruim. São apenas 10 pontos somados em 13 rodadas, ocupando o 18º lugar.Na atual temporada, foram 38 partidas disputadas, com 12 vitórias, 10 empates e 16 derrotas.
Além disso, o Tricolor do Pici vem numa sequência de nove jogos sem vencer, sendo sete derrotas e dois empates. Soma-se a isso que a última vitória aconteceu há dois meses, diante do Juventude, no dia 10 de maio, e a recente eliminação nas quartas de final da Copa do Nordeste.

Foto: Mateus Lotif/FEC
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o CEO do Laion, Marcelo Paz, transmitiu a mensagem da demissão.
“Comunicamos que Juan Pablo Vojvoda não é mais técnico do Fortaleza. Decidimos que é hora de encerrar esse ciclo extremamente vitorioso. Vojvoda ajudou a transformar o futebol cearense e o Fortaleza. Conquistou títulos e nos levou à competições internacionais. Conquistou também o carinho do torcedor com seriedade, ética e trabalho. Porém, o futebol exige decisões difíceis. Entendemos que é o momento de promover uma mudança necessária”.
Comunicamos a saída de Juan Pablo Vojvoda do comando técnico da equipe.
Os auxiliares Nahuel Martínez e Gastón Liendo, o preparador físico Luís Azpiazu, o psicólogo Christian Rodríguez e o preparador de goleiros Santiago Piccinini também deixam o clube.
Foram 310 jogos… pic.twitter.com/bdvcdrb2HX
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) July 14, 2025
Os feitos de Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza
Entretanto, o mau momento não apaga toda a história escrita por Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza. Ao todo, o comandante argentino somou 309 partidas no comando do Leão, com 144 vitórias, 77 empates e 88 derrotas, resultando num aproveitamento de 54,9%.
Em maio de 2024, Vojvoda se tornou o técnico com mais jogos oficiais na história do Fortaleza, ultrapassando o lendário Moésio Gomes, um dos maiores ídolos do clube.
O comandante conquistou o tricampeonato Cearense (2021, 2022 e 2023) e o bicampeonato da Copa do Nordeste (2022 e 2024). Além disso, colocou o Fortaleza na Libertadores em três oportunidades (2021, 2023 e 2024), sendo duas na fase de grupos e uma na pré-Libertadores.

Juan Pablo Vojvoda e sua comissão técnica – Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC
Soma-se a esse currículo as campanhas históricas no Brasileirão, onde o Tricolor foi 4º lugar em duas oportunidades (2021 e 2024), feito inédito para times nordestinos na era dos pontos corridos.
A saída marca o fim de uma era. Existe um Fortaleza antes de Juan Pablo Vojvoda e outro Fortaleza após Juan Pablo Vojvoda. Porém, ciclos se encerram e a história não é apagada.
Quem sabe, num outro momento, os caminhos do argentino e do Leão voltem a se cruzar, reescrevendo mais um capítulo marcante para ambos.

Foto: Mateus Lotif/FEC
0 comentários