publicidade

Representante de clubes da Série D afirma que vai discutir aumento do número de times para 2027

Série D, Destaque, Últimas

Por NE45

Por NE45

Postado dia 28 de julho de 2025

Clubes também propõem criação da Série E como possibilidade de garantia de calendário para mais times

Presidente do ASA e representante dos clubes da Série D na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Siqueira afirmou que vai discutir junto à entidade a possibilidade de aumentar de 64 para 96 participantes visando a disputa da edição de 2027. O dirigente falou em entrevista ao canal Última Divisão.

“A nossa ideia é que sejam 16 grupos de seis equipes, com o primeiro colocado de cada grupo garantido na terceira fase da competição. Segundos e terceiros disputariam um mata-mata. Seria uma fase com 32 times, que já garantiriam calendário para o ano seguinte. Não mexeria na composição, com acontece”, disse.

Presidente do ASA discute mudanças na Série D 2027.

Taça da Série D. Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

Clubes da Série D conversam com a CBF

A proposta para aumentar o número de times é apenas uma das duas pautas a serem apresentadas pelo Conselho Nacional de Clubes (CNC). As lideranças também propõem, como alternativa, a criança de uma Série E – cenário que manteria o desenho da atual Quarta Divisão.


A ideia, independentemente do caminho escolhido, é que 2027 seja um ano de transição, e em 2028 o modelo já esteja definido. Vale destacar que a proposta para mexer na quantidade de equipes garante 156 clubes com calendário anual nas quatro divisões do futebol brasileiro.

As partes, CBF e clubes, ainda não definiram sobre critérios de classificação para os modelos a serem oficialmente apresentados e discutidos. Também, ainda não há definição sobre o aumento de vagas via competições estaduais.

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING