publicidade

Podcast45 analisa as chances de título, vagas internacionais e de queda na Série A

Série A, BA, Bahia, CE, Ceará, Destaque, Fortaleza, PE, Sport, Últimas, Vitória

Por Laura Martins

Por Laura Martins

Postado dia 14 de agosto de 2025

Probabilidades para Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória foram destacadas no programa

Ao fim do primeiro turno da Série A, o Podcast45 traçou um panorama sobre as chances de título, vagas internacionais e risco de rebaixamento, com destaque para Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória. A análise considerou os números de três fontes: Departamento de Matemática da UFMG, Chance de Gol e Gato Mestre, do GE.

Vale destacar que as probabilidades podem destoar entre si devido às diferentes metodologias usadas na construção dos dados, como explicou Cassio Zirpoli: “Alguns ponderam o histórico de pontos dentro de casa e fora de casa, outros ponderam até as últimas campanhas, outros colocam um peso maior para o que vem sendo feito dentro do próprio campeonato”.

Entre as probabilidades para o grande campeão, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras lideram. Melhor colocado na tabela entre nordestinos neste momento, o Bahia aparece com chance de título entre 0,4% e 3,2%, conforme levantamento das três diferentes fontes de pesquisa.


Taça/Troféu Brasileirão - Série A

Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Quanto à chance de vaga na Libertadores, o Esquadrão lidera entre os clubes da região com cerca de 60% de chance. Na sequência, o Ceará é o segundo melhor colocado na estatística, tendo entre 8,4% e 2,2%. Fortaleza, Sport e Vitória têm chances praticamente nulas de disputar a competição continental no próximo ano.

A luta na parte de baixo da tabela da Série A é analisada de formas diferentes pelos três levantamentos. Enquanto a UFMG e o Chance de Gol apontam o risco de queda, o Gato Mestre avalia a chance de permanência. Os números das duas primeiras fontes colocam o Sport, lanterna da Série A, como mais provável a ser rebaixado.

No entanto, considerando os dados do Gato Mestre, o Leão da Ilha ainda possui mais de 24% de chance de permanecer na elite, à frente, por exemplo, do vice-lanterna Juventude, que soma apenas 5%.

“O Juventude abriu cinco pontos sobre o Sport e tem os mesmos 17 jogos. Para mim, essa não é uma conta de um time que está a nove pontos do 16º lugar. Me parece muito mais realista a conta de o Sport ter 86% de chance de queda (como traz a UFMG)”, afirmou Cassio.

Com o Fortaleza na zona de rebaixamento, os números indicam que o Tricolor tem entre 63% e 80% de chance de cair na Série A. O Vitória surge em seguida, com probabilidades variam entre 40% e 50%. Já o Ceará, mais distante do risco, se apresenta com 5% e 14%.

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING