Probabilidades para Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória foram destacadas no programa
Ao fim do primeiro turno da Série A, o Podcast45 traçou um panorama sobre as chances de título, vagas internacionais e risco de rebaixamento, com destaque para Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória. A análise considerou os números de três fontes: Departamento de Matemática da UFMG, Chance de Gol e Gato Mestre, do GE.
Vale destacar que as probabilidades podem destoar entre si devido às diferentes metodologias usadas na construção dos dados, como explicou Cassio Zirpoli: “Alguns ponderam o histórico de pontos dentro de casa e fora de casa, outros ponderam até as últimas campanhas, outros colocam um peso maior para o que vem sendo feito dentro do próprio campeonato”.
Entre as probabilidades para o grande campeão, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras lideram. Melhor colocado na tabela entre nordestinos neste momento, o Bahia aparece com chance de título entre 0,4% e 3,2%, conforme levantamento das três diferentes fontes de pesquisa.
Quanto à chance de vaga na Libertadores, o Esquadrão lidera entre os clubes da região com cerca de 60% de chance. Na sequência, o Ceará é o segundo melhor colocado na estatística, tendo entre 8,4% e 2,2%. Fortaleza, Sport e Vitória têm chances praticamente nulas de disputar a competição continental no próximo ano.
A luta na parte de baixo da tabela da Série A é analisada de formas diferentes pelos três levantamentos. Enquanto a UFMG e o Chance de Gol apontam o risco de queda, o Gato Mestre avalia a chance de permanência. Os números das duas primeiras fontes colocam o Sport, lanterna da Série A, como mais provável a ser rebaixado.
No entanto, considerando os dados do Gato Mestre, o Leão da Ilha ainda possui mais de 24% de chance de permanecer na elite, à frente, por exemplo, do vice-lanterna Juventude, que soma apenas 5%.
“O Juventude abriu cinco pontos sobre o Sport e tem os mesmos 17 jogos. Para mim, essa não é uma conta de um time que está a nove pontos do 16º lugar. Me parece muito mais realista a conta de o Sport ter 86% de chance de queda (como traz a UFMG)”, afirmou Cassio.
Com o Fortaleza na zona de rebaixamento, os números indicam que o Tricolor tem entre 63% e 80% de chance de cair na Série A. O Vitória surge em seguida, com probabilidades variam entre 40% e 50%. Já o Ceará, mais distante do risco, se apresenta com 5% e 14%.
0 comentários