Documento alega que houve violação dos deveres estatutários por parte do ex-presidente do Leão
O presidente do Sport, Yuri Romão, protocolou uma representação disciplinar contra o ex-presidente do clube e conselheiro Luciano Bivar, junto ao Conselho Deliberativo do clube. O documento foi encaminhado ao presidente do conselho, Ademar Rigueira, e fundamentado no artigo 57 do Estatuto Social do clube.
Segundo a denúncia, Bivar proferiu declarações caluniosas, difamatórias e injuriosas durante um evento organizado pelo grupo de oposição “Leões pela Mudança”, realizado no dia 8 de agosto de 2025, no restaurante Boi e Brasa, localizado dentro da Ilha do Retiro.
Durante seu discurso, Bivar afirmou que Yuri seria “mal intencionado” e que “veio para assaltar o clube”, além de referir-se à atual gestão como “um bando de ladrões”. As falas, registradas em vídeo e anexadas à representação, foram consideradas pelo atual presidente como ataques pessoais, que ferem a honra de dirigente em exercício e a imagem institucional do clube.

Foto: Rafael Bandeira/Sport e Divulgação
“O discurso adotado extrapola os limites da crítica política ou da divergência ideológica, adentrando o campo da desinformação, da ofensa pessoal e da incitação ao descrédito institucional”, diz trecho da representação.
Yuri Romão aponta ainda que tais manifestações são motivadas “pelo inconformismo de Bivar com sucessivas derrotas eleitorais dentro do clube” e destaca que o comportamento do ex-presidente “tem causado constrangimento entre sócios e torcedores, além de repercussão negativa na imprensa”.
Com base no Estatuto Social do Sport, especialmente nos artigos 47 (III, IV e IX) e 50, Yuri solicita a aplicação de pena de suspensão a Luciano Bivar, alegando que houve violação dos deveres estatutários de respeito mútuo, e zelo pela imagem do clube.
A representação já foi protocolada e deve seguir agora para análise da Comissão de Ética e Disciplina, conforme previsto no Estatuto. O órgão será responsável por apurar os fatos, oferecer direito de defesa e, ao final, decidir sobre a aplicação de eventual sanção. Além da punição disciplinar no âmbito interno do clube, Yuri já havia anunciado que também poderia tomar medidas judiciais.
0 comentários