Apesar do equilíbrio nos confrontos, o Ceará leva uma pequena vantagem em jogos no Nordestão
Com histórico equilibrado na Copa do Nordeste, Bahia e Ceará duelam na semifinal nessa quarta-feira (20), às 21h30, na Arena Fonte Nova. Os times voltam a se enfrentar por uma vaga na grande final da competição após sete anos.
A última vez que se encontraram na semifinal foi no Nordestão de 2018. Na época, a vaga era definida em jogos de ida e volta e o Bahia venceu o primeiro no Castelão.
O time comandado pelo auxiliar Cláudio Prates, que assumiu após a demissão de Guto Ferreira, garantiu o resultado de 1 x 0 com gol de Élber, que entrou na segunda etapa.
No jogo de volta, sob o comando de Enderson Moreira, o Bahia precisava apenas do empate para avançar para a grande final, e sustentou o resultado de 0 x 0 na Fonte Nova. A grande final foi contra o Sampaio Corrêa e o time perdeu por 1 x 0 no placar agregado.

Foto: Reprodução/Youtube Esporte Interativo
Depois disso, os times se enfrentaram novamente em mata-mata em duas finais consecutivas do Nordestão, em 2020 e 2021. Os vencedores foram, respectivamente, o Vozão e o Tricolor de Aço.
Histórico equilibrado
No contexto geral, Ceará e Bahia tem um histórico equilibrado de confrontos na Copa do Nordeste, mas com uma pequena vantagem para o Vozão. Foram 18 jogos disputados, sendo 7 vitórias do Tricolor, 3 empates e 8 derrotas. Espeficiamente de jogos como mandante, o Bahia tem 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas.
Em 2025, as equipes se enfrentaram duas vezes, uma no Nordestão e outra o Brasileirão, e terminou com vitória do Bahia por 3 x 2 e 1 x 0, respectivamente.
Na briga para permanecer no G-4 na Série A, o Bahia vive um melhor momento na temporada e emendou a sequência de seis jogos sem perder. Já o Ceará faz uma boa campanha na principal competição do ano, mas o time carece de peças que ajudem a conquistar vitórias importantes, e isso pode fazer a diferença no duelo.

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
0 comentários