Esquadrão marcou no fim em jogo movimentado com bola na trave e VAR protagonista
Em noite movimentada na Arena Fonte Nova, o Bahia venceu o Fluminense por 1 x 0 e saiu em vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil. O gol tricolor, único da noite, foi marcado na reta final do confronto pelo lateral Luciano Juba. A partida foi marcada por lance de bola na trave e VAR protagonista para revisar gol e anular penalidade para os cariocas.
O resultado deixa o Esquadrão dependendo de um empate simples no Maracanã, no próximo dia 10, no Maracanã, para avançar de fase na disputa mata-mata e alcançar uma semifinal de forma inédita. Já o Flu vai precisar vencer por dois gols ou mais. Caso devolva a diferença, o vencedor será definido nos pênaltis.
O jogo – Bahia x Fluminense
A partida começou disputada e marcada por paralisações seguidas na Arena Fonte Nova. Mas com poucas chances claras. Nos primeiros 15 minutos, o duelo era brigado, com o Fluminense precisando mexer logo de cara. Samuel Xavier, lesionado, deu lugar a Guga.
Mas a primeira boa chegada foi baiana. Aos 16, após cobrança de falta de Juba, Jean Lucas, de cabeça, acertou a trave. Com 19, em nova descida dos donos da casa, desta vez com Acevedo, foi a fez de Willian José parar em bote da defesa carioca.
O Flu respondeu aos 24, com Canobbio, que viu Ronaldo fazer grande defesa para garantir a igualdade no placar. Com 27, os visitantes até balançaram a rede, com Serna. Mas o VAR agiu para anular o tento. Sequência que foi possível porque o Esquadrão passou a dar campo e perdeu posse de bola.
Com mais de 35 disputados, o Fluminense era mais ativo, sobretudo do meio para a frente, com mais criatividade na hora de atacar. Do outro lado, o Bahia errava, não conseguia dar sequência às jogadas e via os visitantes ditarem o ritmo. Nas arquibancadas, o clima era de impaciência ao fim da etapa.
Na volta do intervalo, o Fluminense logo assustou. Com menos de um minuto, Everaldo, ex-Bahia, quase abriu o placar. Ceni não pensou duas vezes e mexeu no ataque: chamou Erick Pulga e Lucho Rodriguez na tentativa de ganhar velocidade e acelerar as investidas bem busca do primeiro gol da noite.
Com 20 jogados, o jogo não era o mesmo em termos de chances. Mas ainda tinha um Flu mais efetivo no campo de ataque, sobretudo com em lances com participação de Everaldo e Serna. Já o Esquadrão, que até ganhou forças com as mudanças, parecia não conseguir engrenar. E o empate seguia no marcador.
Sem conseguir furar a defesa carioca, Ceni voltou a mexer no time, com foco no meio de campo. E o caminho se abriu. Aos 41, após lançamento de Jean Lucas, Juba venceu Guga e bateu para vencer Fábio. 1 x 0 e festa na Fonte Nova. No fim, o Flu ainda teve pênalti, marcado no campo, anulado pelo VAR. E a vantagem dos mandantes se manteve até o apito final.

Letícia Martins/EC Bahia
Próximos jogos de Bahia e Fluminense
Com jogos no domingo (31), os times agora voltam o foco para a disputa do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Tricolor baiano terá o confronto contra o Mirassol, às 18h30, fora de casa, o Flu visita o Santos, na Vila Belmiro, pouco antes, às 16h.
FICHA DO JOGO
BAHIA 1
Ronaldo; Santi Arias, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Nicolás Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Kayky (Pulga), Cauly e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.
FLUMINENSE 0
Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Silva, Freytes, Renê; Martinelli, Hércules e Nonato; Canobbio, Serna, Everaldo. Técnico: Renato Portaluppi.
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Arbitragem: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Gols: Luciano Juba (BAH)
Cartões amarelos: Renê (FLU)
0 comentários