Mequinha tenta retornar à elite do Pernambucano
A Série A2 do Campeonato Pernambucano começa neste final de semana e contemplará apenas um time com o acesso. Missão ainda mais difícil para os 10 clubes participantes que buscam um lugar na elite estadual. E entre esses times está o América-PE, atual campeão da Série A3 e que buscará o segundo acesso seguido tentando repetir a fórmula que deu certo na divisão anterior.
Impulsionada pela SAF, o Mequinha está apostando forte na manutenção do time que disputou a Série A3, além de reforços pontuais e, novamente, trazendo jogadores captados na África.
Vale lembrar que na temporada passada o América-PE trouxe ao Brasil o atacante Samuel Otusanya. O jogador chamou a atenção do Náutico e foi contratado para a disputa do Pernambucano deste ano. Na sequência, foi contratado pelo Criciúma e retornou recentemente ao Timbu por empréstimo para a reta final da Série C do Brasileirão.
Na pré-temporada visando a estreia na competição, o América disputou três jogos-treinos e venceu todos. Foram 20 contratações feitas visando a segunda divisão estadual. No elenco, há ainda quatro jogadores oriundos da base, com destaque para Alef Isaque, artilheiro da Copa Pernambuco sub-20 com sete gols em seis partidas.

Adriano Souza está de volta para a disputa da Série A2 do Pernambucano – Foto: Ricardo Nigro/América
Base experiente mantida
Do time que conseguiu o acesso para a A2, o América-PE terá novamente os goleiros Renan e Miguel, o zagueiro Lucas Sales, o volante Memo e os atacantes Renato Henrique, Heríclis e Pedro Maycon.
O trio de ataque, aliás, é a grande esperança do clube. Renato foi o artilheiro da A3, Pedro Maycon foi o artilheiro da A2 e da elite do Pernambucano deste ano com seis gols, e Hericlis o vice-goleador com cinco.

Experiente Memo está no elenco para a disputada da competição – Foto: Ricardo Nigro/America
Scout até na África
Para captar reforços que possam agregar na campanha, o América-PE possui seis scout (profissionais responsáveis por analisar o desempenho de jogadores), sendo que um deles focado na África. E para a disputa da segunda divisão estadual, a aposta é novamente em duas promessas da Nigéria: o meia Joel Nkwocha, de 18 anos, e o extremo Omah, de 19 anos, além do belga Nathan Risasi, de 26 anos, que é ponta direita.
Dos três, a principal aposta do clube é no meia Joel. O jogador, inclusive, está realizando testes no Palmeiras e não deve atuar nas primeiras rodadas da competição.
Outro nome que desembarcará em breve no Recife é Daniel “Pato” Adisa. Também nigeriano, o jogador foi observado em um torneio de scout na Nigéria em junho e espera a liberação do visto para chegar no Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Elenco do América-PE
Goleiros
Igor Rayan (ex-Treze)
Renan (campeão em 2024 e ex Barcelona de Ilhéus)
Miguel (campeão 2024)
Zagueiros
Lucas Sales (campeão 2024)
John (Ex-Barcelona de ilhéus)
Lucão (Ex-Democrata-MG)
João Queiroz (Ex-Batel-PR)
Nilson (Ex-Rio Claro-SP)
Alas
Iranilson (Ex-Sousa)
Jerfesson Recife (Ex-Serra-ES)
Gabriel Major (base)
Matheus França (ex-Democrata-MG)
Meias
Memo (campeão 2024)
Petrocelli (ex-Anapolina-GO)
Luiz Felipe (ex-Guarani-MG)
Luis Gregório (ex-Trindade-GO)
William Wallace (ex-Pombal)
Joel Nkwocha (Nigéria)
Extremos
Wendel (ex-Operário-MS)
Brown (ex-Pouso Alegre-MG)
Omah (Nigéria)
Wanderson (ex-Sousa-PB)
Vini Ribeiro (ex SJK-Finlandia)
Nathan Risasi (Bélgica)
Centroavantes
Renato Henrique (campeão 2024)
Hericlis (campeão 2024 e ex-Portuguesa-SP)
Pedro Maycon (campeão 2024)
Alefe Isaque (base)

Foto: Ricardo Nigro/América-PE
Clubes participantes da Série A2
Grupo A
Águia de Cumaru, Caruaru City, Porto, Vitória das Tabocas e Ypiranga.
Grupo B
América-PE, Belo Jardim, Centro Limoeirense, Ipojuca e Vera Cruz.
Regulamento da competição
São 10 times participantes, divididos em dois grupos de cinco. Serão jogos de ida e volta dentro das chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, realizadas em jogo único. A final também será em campo neutro, definido pela FPF (provavelmente a Arena de Pernambuco). As semifinais e final terá o VAR.
Ao final da competição, apenas o campeão da Série A2 2025 garantirá acesso à elite do futebol estadual em 2026.
1ª rodada
Sábado (30)
15h Ypiranga x Porto (Limeirão)
15h Caruaru City x Vitória (Antônio Inácio)
Domingo (31)
10h Vera Cruz x América-PE (Ademir Cunha)
15h Belo Jardim x Ipojuca (Lacerdão)
0 comentários