Possível anulação de partida pode mudar tabela final da 1ª fase da 3ª Divisão
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para a sexta-feira (5), às 10h, no Rio de Janeiro, um julgamento que pode alterar a classificação final da primeira fase da Série C. O pedido é de anulação da partida entre Anápolis e Guarani, realizada no dia 21 de julho pela 13ª rodada da competição.
Derrotado por 2 x 0 no confronto, o Guarani protocolou a ação no STJD alegando erro de direito da arbitragem, que foi comandada por Marcello Ruda Neves (DF). De acordo com o clube, o Anápolis teria atuado, por alguns minutos, com 12 jogadores em campo.
O caso ocorreu quando o atacante João Celeri permaneceu no gramado mesmo após a entrada de Igor Cássio, participando inclusive da marcação de um escanteio a favor do Bugre. No momento da irregularidade, o placar já era de 2 a 0 para os goianos, resultado que se manteve até o apito final.
Escanteio para o Guarani, Anápolis se defendendo com 12 atletas! Seria um erro de direito? pic.twitter.com/N60mz20yMl
— Albertino GFC 🇳🇬 (@BugrinoF) July 24, 2025
A denúncia do Guarani se apoia no artigo 259, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a possibilidade de anulação de uma partida em caso de erro de direito relevante, desde que o equívoco seja considerado determinante para o resultado.
Dependendo da decisão e de uma possível remarcação, a ordem dos classificados e a definição dos rebaixados da competição podem ser alteradas.

Foto: Divulgação/STJD
Cenários possíveis e chance de permanência do CSA na Série C
Em caso de anulação e realização de uma nova partida, a configuração da tabela da Série C pode sofrer mudanças significativas, seja na composição do quadrangular ou na ordem dos confrontos.
Se o Bugre vencer, altera sua posição na tabela e pode alterar seu grupo. Já o Anápolis, caso não consiga repetir a vitória, corre o risco de ser rebaixado para a Série D, o que garantiria a permanência do CSA na terceira divisão.
Assim, a decisão do STJD na sexta sobre a Série C não envolve apenas Anápolis e Guarani, mas pode redesenhar a reta final da competição, influenciando tanto a luta pelo acesso à Série B quanto a briga contra o rebaixamento.

Foto: Allan Max/CSA – Série C
Classificação final na Série C
O Anápolis terminou a competição na 15ª colocação, com 23 pontos conquistados, apenas um a mais que o CSA, que ficou em 17º, abrindo a zona de rebaixamento. Já o Guarani encerrou a primeira fase na 7ª posição, com 27 pontos, garantindo a classificação ao quadrangular final.
0 comentários