O dirigente chegou para profissionalizar o Departamento de Futebol
O NE45 conversou de forma exclusiva com Thiago Gasparino, executivo de futebol do Sport, no CT Rubro-negro. Na entrevista, o dirigente fez um balanço da movimentação Rubro-negra na janela de transferências, comentou a situação de atletas sem espaço, como Gonçalo Paciência, e falou sobre o futuro do técnico Daniel Paulista.
Ao todo, foram onze chegadas, e doze saídas no elenco do Leão. Em entrevista, o executivo destacou o volume de movimentações realizadas pelo Sport na janela que encerrou no dia dois de setembro, e defendeu o trabalho de reformulação do elenco após a chegada do técnico Daniel Paulista.
“Dentro dessa janela tão extensa, o balanço é positivo em relação a todas as movimentações que foram feitas. Foram 11 chegadas e 12 saídas. Não é fácil você fazer todas essas mudanças dentro de um campeonato de altíssimo nível, que é o Brasileiro da Série A. Nós precisávamos mudar o perfil e trouxemos atletas mais fortes, potentes, de transição, porque o Sport tem como DNA uma equipe aguerrida, com raça e vontade”, afirmou.
Apesar da reformulação, o dirigente reconhece que os resultados ainda não vieram: “O saldo foi positivo, mas sabemos que os pontos na tabela ainda não foram suficientes. Estamos trabalhando incansavelmente para buscar vitórias jogo a jogo e sair dessa situação incômoda. Agora, com a janela fechada, é focar nos atletas que estão aqui”.

Thiago Gasparino, Sport – Foto: Paulo Paiva/SCR
Jogadores sem espaço
Thiago Gasparino também comentou sobre atletas que não vêm sendo utilizados, como Gonçalo Paciência, além de nomes que retornaram de empréstimo, como Nassom, Dieguinho, e o zagueiro Renzo, sem espaço no clube, e que tem seu contrato encerrando no final de 2025.
“O Gonçalo Paciência tem trabalhado diariamente com o grupo e está apto. Hoje temos quatro atacantes, já que o Derik Lacerda, que veio como extremo, acabou se firmando como camisa “9”. Nós sabemos que ainda existe algumas janelas abertas no mundo e nenhum jogador é inegociável. Estamos atentos a tudo que acontece para tomar a melhor decisão. Nós procuramos escutar todas as situações que vêm para qualquer atleta.“
Futuro de Daniel Paulista
Desde que chegou, Daniel Paulista soma uma vitória, quatro empates e quatro derrotas. Apesar do cenário complicado, o técnico segue protegido pela diretoria. Segundo o diretor, a analise precisa ser realizada jogo à jogo, sem pressa para novas mudanças após as demissões de Pepa e António Oliveira.
“Nossa estratégia é ir jogo a jogo, então não adianta pensar no futuro. Sabemos da evolução que a equipe teve com a troca de comando e a chegada dos reforços, dos onze contratados, cinco já são titulares. Os resultados, muitas das vezes, não condizem com o que foi a apresentação, mas a gente está muito focado agora nessa preparação”, iniciou.
“Porque como a janela encerrou no dia dois agora de setembro, nós estamos muito focados em dar todo o respaldo para os atletas e o técnico, para que eles possam fazer uma grande preparação nessa parada da Data FIFA. Daí que a gente possa, diante do jogo do RB Bragantino, fazer uma grande apresentação e trazer os três pontos”, enfatizou.
“No futebol, a pressão existe enquanto o resultado não vem. O torcedor tem o direito de cobrar, pela grandeza do Sport. Mas precisamos encarar com tranquilidade, deixando os atletas confortáveis para desempenhar. Internamente, já cobramos e reforçamos os detalhes que precisam ser corrigidos para retomar com uma vitória importante fora de casa”, finalizou.
Cálculo pela permanência
Apesar da posição delicada na tabela, onde o Sport encontra-se na lanterna, com apenas dez pontos somados, Thiago Gasparino enxerga chance de recuperação pela baixa pontuação de corte no Z4. Segundo algumas projeções, o ponto de corte em relação à queda pode ser menor em 2025.
“Nós acreditamos na permanência. Temos 18 jogos, são 18 finais. Já vimos cenários acontecer, como o Fortaleza em 2022, que fez 40 pontos no segundo turno. Por que não podemos fazer? Vamos intensificar o trabalho nesses 12 dias para conquistar uma vitória diante do RB Bragantino e dar início à reação.”
0 comentários