Esquadrão tem grandes chances de se tornar o maior campeão da Região
Maior finalista da história da Copa do Nordeste, o Bahia tem algo a mais para tentar faturar neste sábado (6), contra o Confiança, para além do pentacampeonato: a melhor campanha em uma edição da competição regional. O topo pertence ao Sport, que levou a taça na primeira edição da disputa, em 1994. E, para deixar o rival pernambucano para trás, a equipe tricolor precisa de um triunfo.
Caso volte a vencer, o Esquadrão chegaria a 84,8% de aproveitamento, cenário que isolaria os baianos no ranking. Em termos de feito, nenhum outro resultado interessa, já que se empatar ou perder o jogo terá números abaixo de 80%. A campanha atual tricolor tem oito vitórias, um empate e uma derrota – o que, até o momento, iguala trajetória do Leão da Ilha, que finalizou com 83,3%.

Rafael Rodrigues/ECB
Ainda sobre 1994, vale destacar que o sistema de pontuação era diferente. Além dos três pontos a cada triunfo, o empate com gols somava dois, enquanto a igualdade valia um ponto. Nesse modelo, o Sport, que venceu quatro e empatou duas, fez 15 pontos em seis partidas. Já no atual regulamento, os rubro-negros teriam somado 14 – número adotado pela reportagem para padronizar a contagem. Confira abaixo:
Campanha do Sport em 1994
- Sport 6 x 1 Fortaleza (primeira fase)
- Sport 3 x 0 Vitória (primeira fase)
- Sport 1 x 0 CRB (primeira fase)
- Sport 3 x 0 América-RN (quartas de final)
- Sport 1 x 1 Bahia (semifinal)
- Sport 0 x 0 CRB (vitória rubro-negra nos pênaltis, 4 x 2)
Campanha do Bahia em 2025
- Bahia 4 x 0 Sampaio Corrêa
- Juazeirense 0 x 0 Bahia
- Bahia 5 x 1 América-RN
- Confiança 2 x 0 Bahia
- CSA 1 x 2 Bahia
- Bahia 3 x 1 Náutico
- Bahia 2 x 1 Fortaleza
- BAH 1 x 0 Ceará
- Confiança 1 x 4 BAH
Vale destacar que o Esquadrão terá quatro jogos a mais na trajetória do Nordestão deste ano. Outro ponto é que a equipe baiana só utilizou a equipe titular em três partidas da atual sequência de nove compromissos. Diante de América-RN, Fortaleza e Ceará, Ceni utilizou as peças principais.
Já frente o Sampaio Corrêa, o time foi misto. Juazeirense, CSA e Náutico, tiveram pela frente uma equipe reserva, enquanto o Confiança pegou o sub-20 tricolor na primeira fase e agora, na decisão, encarou um Tricolor com peças da base e atletas titulares.
Bahia x Confiança disputam final do Nordestão 2025
O Tricolor tem motivos para chegar mais tranquilo na finalíssima, tendo em vista a boa vantagem de 4 x 1. Do lado do Dragão, somente uma vitória por quatro gols deixa a taça – que seria a primeira – do lado sergipano. Para o time baiano, até mesmo uma derrota por dois gols garante o penta. Caso o Confiança devolva a diferença de três tentos, a decisão irá para os pênaltis.
Para o confronto deste fim de semana, o técnico Rogério Ceni deve preservar os principais titulares, já que tem situação encaminhada no agregado e sabe que vai encarar decisão contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, na sequência. A equipe baiana decide vaga inédita na semifinal da Copa do Brasil diante dos tricolores cariocas.
0 comentários