Presidentes das federações nordestinas definiram o formato da próxima edição da Copa do Nordeste
A Copa do Nordeste ganhará uma nova fórmula de disputa para a próxima temporada. Na tarde desta quinta-feira (18), presidentes das federações nordestinas se reuniram na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para desenhar o formato. O modelo, agora, aguarda aprovação da diretoria de competições da entidade para ser incluído no calendário do futebol brasileiro. A informação foi divulgada inicialmente pelo Diário do Nordeste.
Diferente da atual temporada, o Nordestão será formado por quatro grupos, compostos por cinco equipes, na primeira fase. Os duelos serão realizados de maneira paralela, ou seja, contra times de outras chaves. Os jogos serão apenas de ida (cinco datas), com o líder e vice-líder garantindo vaga no “mata-mata”. A fase preliminar foi retirada.
LEIA MAIS | Sport renova AVCB e Ilha do Retiro passa a receber mais de 27 mil torcedores
O momento dos jogos eliminatórios também sofreu alteração. Agora, todos os jogos – quartas de final, semifinal e final – serão realizados em partidas de ida e volta. Antes, apenas a grande decisão seguia este formato. Desta maneira, o certame regional será realizado em até 11 datas (para aqueles que chegarem ao último compromisso).
O sistema de classificação para a Copa do Nordeste será da seguinte forma: os campeões e vice-campeões de cada Estadual desta temporada estarão confirmados na edição de 2026. Apenas as federações da Bahia e do Ceará terão direito a uma vaga extra por estarem melhor ranqueadas no sistema da CBF. A tendência é que a entidade máxima do futebol brasileiro, através de Júlio Avelar, diretor de competições, acate o formato.
VEJA OS CLUBES QUE ESTARIAM CLASSIFICADOS PARA O NORDESTÃO NESTE FORMATO:
- Baiana: Bahia, Vitória e Jacuipense
- Cearense: Ceará, Fortaleza e Maracanã
- Maranhense: Maranhão e Imperatriz
- Piauiense: Piauí e Fluminense
- Sergipana: Confiança e Itabaiana
- Alagoana: CRB e ASA
- Pernambucana: Sport e Retrô
- Paraibana: Sousa e Botafogo
- Potiguar: América de Natal e ABC

Foto: Mauricia da Matta/CBF







0 comentários