publicidade

CBF anunciará calendário de 2026 em 1° de outubro; veja possíveis mudanças

Últimas, AL, BA, CE, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, MA, PB, PE, PI, RN, SE, Série A, Série B, Série C, Série D

Por Klisman Gama

Por Klisman Gama

Postado dia 29 de setembro de 2025

A expectativa é que as mudanças atinjam quase todas, ou mesmo todas as competições nacionais do país

A CBF anunciou que fará um evento na quarta-feira (1), em sua sede, no Rio de Janeiro-RJ, para anunciar as mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2026. Há expectativa de mudança em quase todas, ou mesmo todas as competições nacionais.

Não somente em questão de calendário, mas também em fórmula de disputa em alguns casos, além do aumento de participantes em uma delas e o reconhecimento de um título nacional pleiteado por dois times nordestinos.

Samir Xaud, presidente da CBF

Samir Xaud, presidente da CBF. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Mudanças da CBF nas quatro divisões nacionais

No caso das Séries A e B, a principal mudança que é esperada é em relação aos respectivos calendários. A Série C também é outra que pode passar por alteração, seja para 2026 ou 2027, aumentando seu número de participantes, de 20 times para 24 times.


Os clubes pleiteiam também a mudança de formato da 3ª Divisão, se tornando totalmente de pontos corridos, tal qual as Séries A e B. Porém, não há garantia de que esse pedido será aceito.

Na Série D, a principal alteração deve ser na quantidade de clubes participantes, passando de 64 clubes para 96 clubes. Outro ponto sobre isso é se passará a valer a partir de 2026 ou 2027, algo que a CBF ainda irá confirmar.

Além disso, dentro da possibilidade da Série C passar a ter 24 times, a 4ª Divisão promoveria oito times ao invés de quatro acessos, como acontece desde seu início. Mas algo nesse sentido ainda não é tratado como certeza.

CBF vai anunciar o calendário do futebol brasileiro de 2026 com possíveis mudanças

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Mudanças da CBF na Copa do Nordeste

Outra mudança que deve acontecer para 2026 é na Copa do Nordeste. Como adiantado pelo Diário do Nordeste, o torneio terá 20 clubes na fase de grupos (com 4 grupos de 5 times).

Dessa maneira, o Nordestão também deixará de ter a sua fase classificatória e não terá mais 28 times participantes (16 na fase de grupos + 12 na classificatória), somente 20 equipes.

Taça - Copa do Nordeste

Foto: divulgação/CBF

Mudanças da CBF na Copa do Brasil

De acordo com o Estadão, a Copa do Brasil também passará por mudanças. Uma delas, e a que deve ser a principal, é a de mata-mata com jogo único até a semifinal.

Atualmente, os jogos únicos aconteciam na 1ª e 2ª fase. Da 3ª fase em diante os confrontos aconteciam em partidas de ida e volta.

Outras mudanças em relação a entrada dos times da Libertadores, distribuição de datas de início e fim do torneio, e até mesmo sua ampliação, são especuladas, mas ainda sem confirmação.

CBF - quartas de final da Copa do Brasil teve sorteio nesta terça (20) - taça Foto: Laís Torres/CBF

Foto: Laís Torres/CBF

Reconhecimento de títulos por parte da CBF

Também é esperado que a CBF atenda o pedido de quatro clubes, sendo dois deles nordestinos, pelo reconhecimento do título nacional da Série B de 1986. Os times são Central, Treze, Inter de Limeira-SP e Criciúma, que têm esse pedido tramitando na CBF há alguns anos.

De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, em contato com o NE45, a oficialização deve acontecer neste mês de outubro.

Estádio Luiz Lacerda, do Central, em Caruaru

Foto: Reprodução/GOAT

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING