No momento, o primeiro clube fora da zona de rebaixamento do Brasileirão possui cinco pontos de diferença para o 17º colocado
Nesta terça-feira (30), o Podcast 45 Minutos fez um raio-x da Série A e abordou como tema a zona de rebaixamento. Juntos, Fred Figueiroa e Cassio Zirpoli debateram dados e trouxeram diversos assuntos interessantes. Um deles foi a constatação de que este ano, o Z-4 é o mais distante da história após 25 rodadas.
O torneio deste ano possui cinco pontos de diferença entre o 16º e o 17º colocado. O dado é relevante, uma vez que a maior distância registrada após 25 rodadas era de quatro pontos – lá em 2012.
Curiosamente, naquele ano, a 16ª colocada Portuguesa terminou com 45 pontos e, o primeiro na zona, Sport, ficou com 41 pontos, também quatro de distância. Junto do Leão da Ilha, caíram para a Série B Palmeiras (34 pontos), Atlético-GO e Figueirense (30 cada).
Ver essa foto no Instagram
Distância do Z-4 em outros anos na Série A
Como Fred mostra, a maioria dos anos teve o 17º separado por um ponto após 25 rodadas. Todavia, esta quase nunca é a pontuação final do torneio. Mas em cinco casos, o Z-4 depois do número especificado de jogos, foi o mesmo do final do torneio.
Isto aconteceu em 2016, 2019, 2020 e 2021 – além de 2012. No primeiro ano, os rebaixados foram: Internacional, Figueirense, Santa Cruz e América Mineiro. Após 25 rodadas, a diferença era de um ponto e terminou com dois. Já em 2019, caíram: Cruzeiro, Ceará, Chapecoense e Avaí. A distância anotada era de um ponto e terminou com três.
No ano seguinte, foi anda mais curioso. Desceram para a Série B: Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo. Após a 25ª rodada, a distância era de dois pontos e terminou sem diferença, sendo utilizado o critério de saldo de gols para desempatar os 41 pontos do Cruzmaltino com o Fortaleza.
Em 2021, ocorreu o último caso – até então. Lá, foram rebaixados: Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense. A distância após os 25 jogos era de apenas um ponto e terminou em três.
0 comentários