publicidade

Presidente da FPF afirma que indicaria o Náutico para vaga na Copa do Brasil, mas destaca condição da CBF: “Não posso desconsiderar”

Destaque, Copa do Brasil, Náutico, PE, Últimas

Por Vittoria Fialho

Por Vittoria Fialho

Postado dia 2 de outubro de 2025

Timbu ganhou novas possibilidades de ingresso na edição de 2026 após mudanças da CBF; FPF segue indicativo da entidade

Após o Náutico acenar entrada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para brigar por uma vaga na Copa do Brasil de 2026, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, avaliou como justa a movimentação. Apesar de entender que o argumento alvirrubro não deve ser atendido pelo órgão, tendo em vista as regras pré-estabelecidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

LEIA MAIS: Náutico estuda ir ao STJD por vaga na Copa do Brasil através do ranking da CBF; entenda
LEIA MAIS: Com estaduais mais curtos e mudança na Copa do Brasil, CBF divulga calendário de 2026; veja mudanças

Em contato com o NE45, Evandro justificou que o planejamento das vagas aconteceu com antecedência, a seis meses da disputa do Campeonato Pernambucano, o qual elegeu, de acordo com a classificação da primeira fase, os quatro times do estado que irão disputar a competição mata-mata no próximo ano. Do outro lado, a diretoria do Timbu discorda do critério e pede que o ranking da CBF seja consultado.


“Se fosse para a Federação escolher optar, eu indicaria o Náutico. É óbvio. Porque é um time de mais representatividade. Inclusive, falei isso para o Maguary. Mas a CBF não possibilitou. E está certa, porque o objetivo era valorizar os estaduais para encerrar de vez essa história de acabar com os campeonatos. Não temos como descumprir o que foi definido por um que beneficiou a FPF com mais uma vaga na Copa do Brasil”, disse.

“Quando a CBF executou, colocou explicitamente essa questão da quarta vaga, que seria ocupada pela classificação dos estaduais desse ano. Se a CBF determinou e obrigatoriamente condicionou que a vaga será atribuída somente pela classificação do estadual, eu não posso desconsiderar e puxar o clube melhor ranqueado. Seja ele o Náutico ou qualquer outro. Tenho que cumprir a regulação”, acrescentou.

Evandro Carvalho - Sport - Fortaleza - Náutico - Santa Cruz - Pernambucano - STJD

Foto: Rafael Vieira/FPF

Entenda o pedido do Náutico

Depois de a CBF oficializar a expansão da Copa do Brasil, com 126 clubes a partir de 2026, o estado de Pernambuco, atual 10º colocado na lista da entidade, terá direito a quatro vagas – uma a mais em relação ao ano passado. Dessa forma, no quesito posição, o Timbu estaria confirmado na próxima edição, tendo em vista que o Sport, campeão do Campeonato Pernambucano deste ano, está assegurado.

O argumento da diretoria alvirrubra, no entanto, vai na contramão do que vai adotar a FPF. A entidade já comunicou ao Maguary, dono da quarta posição da primeira fase do Pernambucano, que o clube de Bonito vai representar o estado na disputa mata-mata. Sem sucesso no cumprimento da decisão por parte da Federação, os alvirrubros miram o STJD.

Vale destacar que o Náutico ganhou novas possibilidades de disputar a Copa do Brasil. Isso porque os títulos das Séries C e D passaram a dar passaporte para a terceira fase da competição. Assim, além do caminho pelo título nacional, também existe a chance de contar com o rival Santa Cruz, que está na decisão da Quarta Divisão e, se triunfar, abre vaga para o time alvirrubro.

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING