A Confederação informou que o objetivo principal é ampliar a transparência dos árbitros com os clubes
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta quarta-feira (8) que irá divulgar áudios e vídeos das decisões tomadas pela arbitragem mesmo sem que elas tenham passados pela revisão na cabine do VAR, conhecido também como os “lances sem revisão protocolar”.
No comunicado, a CBF informou que recebeu precisou consultar à FIFA e que recebeu autorização formal da Federação para que divulgue publicamente os lances. Sendo assim, a Confederação será a pioneira na divulgação desse tipo de conteúdo.
Antes, a CBF só divulgava em seu site os trechos das decisões que pediam a revisão do árbitro no monitor de vídeo. Mas agora, eles vão incluir também os lances, considerados polêmicos, que não tiveram a revisão na cabine do VAR por até 24 horas após o término da partida.

Foto: Fabio Souza/CBF
Isso ocorreu após muita pressão do São Paulo para que a Confederação divulgasse os áudios do VAR no jogo contra o Palmeiras. A partida foi marcada por muitos erros dos árbitros Ramon Abatti Abel, de campo, e Ilbert Estevam da Silva, do VAR. Eles foram afastados.
A CBF informou que não iria divulgar os áudios publicamente porque não tinha autorização da FIFA para isso. Caso essa medida estivesse sido confirmada no fim de semana, os áudios e vídeos das revisões do VAR desse jogo e de outros estariam disponíveis.
A decisão visa trazer mais transparência em relação a arbitragem e a cabine do VAR junto aos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro das Séries A, B e C. Samir Xaud, presidente da CBF, falou sobre as novas medidas adotadas.
“Desde o início da nossa gestão estamos atuando em problemas estruturais do futebol brasileiro, mexendo em questões que havia décadas demandavam mudanças. Já anunciamos o novo calendário do futebol masculino, estamos finalizando o do feminino e no mês que vem vamos divulgar as regras do fair play financeiro. A arbitragem está entre essas prioridades. Ampliamos agora a divulgação dos áudios, em nome da transparência. Vamos anunciar outras melhorias nas próximas semanas, integrando um plano de ação que já vem sendo elaborado desde que assumimos a CBF”, declarou.










0 comentários