Lucas Arcanjo e Ronaldo já disputaram posição no Leão da Barra
Na quinta-feira (13), Vitória e Bahia duelam pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, às 21h30, no Barradão. O confronto marca o último clássico entre as equipes neste ano, no qual o Esquadrão leva vantagem para cima do Leão da Barra – são dois triunfos e dois empates ao longo de quatro partidas.
Outro fato interessante é que os dois goleiros que entrarão em campo – Lucas Arcanjo e Ronaldo – são crias da base rubro-negra. Esta é a primeira vez que os ex-companheiros de time se encontram em um clássico. Eles já se enfrentaram quatro vezes, todas em jogos entre Atlético-GO e Vitória. O retrospecto é de dois triunfos de Ronaldo, um de Lucas Arcanjo e um empate.
Lucas Arcanjo
Arcanjo chegou ao Vitória em 2016 e fez sua estreia aos 20 anos, em 2019, numa derrota do Rubro-Negro para o São Bento, na Série B daquele ano. O goleiro alternou entre altos e baixos, mas conquistou sua titularidade de vez em 2023, na campanha do título da Série B daquele ano, quando foi destaque.
No ano seguinte, Arcanjo se consolidou como um dos melhores goleiros do Brasil, sendo fundamental na arrancada do Leão da Barra contra o rebaixamento. Em 2025, teve uma venda quase acertada ao Fluminense, mas a negociação melou e o camisa 1 seguiu no Barradão.
Ao todo, são 224 partidas debaixo das traves rubro-negras – o que o coloca como o segundo guarda-redes com mais partidas pelo clube, atrás de Borges, que atuou entre 1982 e 1995 e fez 293 jogos.

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Ronaldo
O atleta de 29 anos, natural de Salvador, entrou no Vitória em 2014 para ser atacante. Mas foi como goleiro que ele se destacou e chegou ao elenco profissional no ano seguinte. Sua estreia foi em 2018, num empate por 0 x 0 pelas quartas de final da Copa do Nordeste.
Ronaldo fez 21 jogos naquela temporada de 2018, sendo 20 deles na Série A, mas sofreu com irregularidade e o rebaixamento para a Segunda Divisão. Ele perdeu a titularidade depois de falhar em um Ba-Vi e não voltou a atuar na competição.
Continuou na reserva na temporada seguinte, mas deu a volta por cima em 2020, durante a disputa da Série B daquele ano. Ronaldo foi titular e peça importante da campanha de permanência do Leão. Em 2021, no último ano de contrato foi afastado por um entrave nas negociações por renovação. A situação abriu espaço para Lucas Arcanjo assumir a titularidade do time. Ao todo, fez 91 jogos pelo Vitória.

Ronaldo pelo Vitória em 2020 – Foto: Letícia Martins/EC Vitória
0 comentários