publicidade

Em clássico recheado de emoção e cartões, Vitória vence Bahia e encerra tabu de 11 anos

Série A, BA, Bahia, Destaque, Últimas, Vitória

Por Antonio Marzaro

Por Antonio Marzaro

Postado dia 16 de outubro de 2025

Leão da Barra não vencia um Ba-Vi pela Série A desde 2014

Nesta quinta-feira (16), pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Vitória venceu o clássico contra o Bahia  por 2 x 1, no Barradão. Com o triunfo, o Leão da Barra encerra um tabu de não vencer um Ba-Vi desde 2014 e respira na tabela. Já o Esquadrão chega a dois meses sem vencer na condição de visitante.

Empurrado pela torcida, o Leão da Barra começou o jogo melhor. Na metade do primeiro tempo, Arias cometeu pênalti, Renato Kayzer bateu bem e colocou o Rubro-Negro na frente do placar. Entretanto, o Tricolor de Aço manteve a calma e chegou ao empate com Tiago. Após o empate, os mandantes aparentavam estar nervosos para retomar a vantagem, o que atrapalhou a equipe.

Na segunda etapa, o Vitória foi para cima, mas esbarrou em erros individuais de seus atletas. Dudu, que entrou no intervalo, perdeu uma chance inacreditável cara-a-cara com o goleiro Ronaldo. Entretanto, Rezende fez pior e furou um chutão, a bola sobrou para Cáceres e o lateral colocou o Vitória na frente novamente. O Bahia seguiu cometendo muitos erros e não conseguiu empatar o jogo.


Com o resultado, o Rubro-Negro segue na 17ª posição, mas chega aos 28 pontos. Já o Tricolor cai para a 6ª colocação, com 43 pontos.

Renato Kayzer comemora seu gol - Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Renato Kayzer comemora seu gol – Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Próximos jogos

Na segunda-feira (20), às 21h, o Vitória visita o Santos, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. E no domingo (19), o Bahia recebe o Grêmio, na Arena Fonte Nova, às 20h30.

O jogo

Vitória e Bahia chegaram ao Barradão em momentos extremamente opostos. O Leão da Barra veio de derrota fora de casa para o Vasco da Gama, por 4 x 3, e se distanciou dos rivais na zona de rebaixamento. Já o Esquadrão venceu o Flamengo, na Arena Fonte Nova, por 1 x 0, e se consolidou no G4 da Série A. Sabendo da importância do duelo, a torcida rubro-negra preparou uma linda festa na recepção da equipe.

Os mandantes aproveitaram da atmosfera criada no Manoel Barradas para pressionar seus rivais. A primeira chegada foi com Cáceres logo aos dois minutos, mas Ronaldo espalmou com tranquilidade. Até que aos 22 minutos, Arias afastou um cruzamento de Ramon com o braço e o árbitro assinalou o pênalti para o Leão. Na cobrança, Renato Kayzer encheu o pé e abriu o placar.

Entretanto, o Bahia demonstrou calma e seguiu com seu jogo: posse de bola e troca de passes. A paciência foi recompensada aos 40 minutos, quando Acevedo arrancou com a bola, achou um belo passe para Tiago e o Pivete de Aço empatou o confronto. O Vitória sentiu o gol e demonstrou nervosismo até o apito final.

Tiago fez o gol do empate tricolor - Rafael Rodrigues/EC Bahia

Tiago fez o gol do empate tricolor – Rafael Rodrigues/EC Bahia

Na segunda etapa, os mandantes seguiram atacando o rival e Jair Ventura promoveu a entrada de um dos personagens do confronto: Dudu. O camisa 21 perdeu uma chance inacreditável aos sete minutos, quando saiu livre na frente de Ronaldo. Do outro lado, Rogério Ceni manteve a mesma equipe, a qual voltou a campo melhor e teve as primeiras chances do tempo regulamentar.

Até que, aos 18 minutos, Ramon cruzou a bola pela esquerda, Rezende afastou mal e Cáceres bateu de primeira para colocar o Vitória na frente novamente. O gol acendeu um alerta em Ceni, que promoveu mudanças, mas elas não surtiram efeito. A partir dos 30 minutos, o Leão da Barra focou em se defender e apostar no contra-ataque, já o Tricolor foi para o abafa.

Nos acréscimos, Dudu levou um cartão amarelo por falta em Michel Araújo, mas cometeu outra infração 20 segundos depois, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Mas já era tarde demais para o Bahia buscar o empate e o Vitória venceu o último Ba-Vi do ano.

Ficha do jogo

Vitória 2

Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Zé Marcos, Camutanga, Edu, Ramon; Baralhas, Ronald (Dudu), Aitor (Matheuzinho); Erick (Osvaldo) e Renato Kayzer (Renzo López). Técnico: Jair Ventura

Bahia 1

Ronaldo; Santi Arias, David Duarte, Gabriel Xavier, Rezende (Michel Araújo); Acevedo (Iago Borduchi), Jean Lucas, Rodrigo Nestor (Cauly); Sanabria (Kayky), Ademir (Ruan Pablo) e Tiago. Técnico: Rogério Ceni

Local: Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Luanderson Dias Santos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Rafael Traci (SC)
Gols: Renato Kayzer, Raúl Cáceres (VIT); Tiago (BAH)
Cartões amarelos: Renato Kayzer, Camutanga, Ronald, Erick, Dudu (VIT); Ademir, Cauly (BAH)
Cartôes vermelhos: Dudu (VIT)
Público: 
28.027 torcedores

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING