Leão da Barra não vencia um Ba-Vi pela Série A desde 2014
Nesta quinta-feira (16), pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Vitória venceu o clássico contra o Bahia por 2 x 1, no Barradão. Com o triunfo, o Leão da Barra encerra um tabu de não vencer um Ba-Vi desde 2014 e respira na tabela. Já o Esquadrão chega a dois meses sem vencer na condição de visitante.
Empurrado pela torcida, o Leão da Barra começou o jogo melhor. Na metade do primeiro tempo, Arias cometeu pênalti, Renato Kayzer bateu bem e colocou o Rubro-Negro na frente do placar. Entretanto, o Tricolor de Aço manteve a calma e chegou ao empate com Tiago. Após o empate, os mandantes aparentavam estar nervosos para retomar a vantagem, o que atrapalhou a equipe.
Na segunda etapa, o Vitória foi para cima, mas esbarrou em erros individuais de seus atletas. Dudu, que entrou no intervalo, perdeu uma chance inacreditável cara-a-cara com o goleiro Ronaldo. Entretanto, Rezende fez pior e furou um chutão, a bola sobrou para Cáceres e o lateral colocou o Vitória na frente novamente. O Bahia seguiu cometendo muitos erros e não conseguiu empatar o jogo.
Com o resultado, o Rubro-Negro segue na 17ª posição, mas chega aos 28 pontos. Já o Tricolor cai para a 6ª colocação, com 43 pontos.

Renato Kayzer comemora seu gol – Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Próximos jogos
Na segunda-feira (20), às 21h, o Vitória visita o Santos, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. E no domingo (19), o Bahia recebe o Grêmio, na Arena Fonte Nova, às 20h30.
O jogo
Vitória e Bahia chegaram ao Barradão em momentos extremamente opostos. O Leão da Barra veio de derrota fora de casa para o Vasco da Gama, por 4 x 3, e se distanciou dos rivais na zona de rebaixamento. Já o Esquadrão venceu o Flamengo, na Arena Fonte Nova, por 1 x 0, e se consolidou no G4 da Série A. Sabendo da importância do duelo, a torcida rubro-negra preparou uma linda festa na recepção da equipe.
Os mandantes aproveitaram da atmosfera criada no Manoel Barradas para pressionar seus rivais. A primeira chegada foi com Cáceres logo aos dois minutos, mas Ronaldo espalmou com tranquilidade. Até que aos 22 minutos, Arias afastou um cruzamento de Ramon com o braço e o árbitro assinalou o pênalti para o Leão. Na cobrança, Renato Kayzer encheu o pé e abriu o placar.
Entretanto, o Bahia demonstrou calma e seguiu com seu jogo: posse de bola e troca de passes. A paciência foi recompensada aos 40 minutos, quando Acevedo arrancou com a bola, achou um belo passe para Tiago e o Pivete de Aço empatou o confronto. O Vitória sentiu o gol e demonstrou nervosismo até o apito final.

Tiago fez o gol do empate tricolor – Rafael Rodrigues/EC Bahia
Na segunda etapa, os mandantes seguiram atacando o rival e Jair Ventura promoveu a entrada de um dos personagens do confronto: Dudu. O camisa 21 perdeu uma chance inacreditável aos sete minutos, quando saiu livre na frente de Ronaldo. Do outro lado, Rogério Ceni manteve a mesma equipe, a qual voltou a campo melhor e teve as primeiras chances do tempo regulamentar.
Até que, aos 18 minutos, Ramon cruzou a bola pela esquerda, Rezende afastou mal e Cáceres bateu de primeira para colocar o Vitória na frente novamente. O gol acendeu um alerta em Ceni, que promoveu mudanças, mas elas não surtiram efeito. A partir dos 30 minutos, o Leão da Barra focou em se defender e apostar no contra-ataque, já o Tricolor foi para o abafa.
Nos acréscimos, Dudu levou um cartão amarelo por falta em Michel Araújo, mas cometeu outra infração 20 segundos depois, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Mas já era tarde demais para o Bahia buscar o empate e o Vitória venceu o último Ba-Vi do ano.
Ficha do jogo
Vitória 2
Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Zé Marcos, Camutanga, Edu, Ramon; Baralhas, Ronald (Dudu), Aitor (Matheuzinho); Erick (Osvaldo) e Renato Kayzer (Renzo López). Técnico: Jair Ventura
Bahia 1
Ronaldo; Santi Arias, David Duarte, Gabriel Xavier, Rezende (Michel Araújo); Acevedo (Iago Borduchi), Jean Lucas, Rodrigo Nestor (Cauly); Sanabria (Kayky), Ademir (Ruan Pablo) e Tiago. Técnico: Rogério Ceni
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Luanderson Dias Santos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Rafael Traci (SC)
Gols: Renato Kayzer, Raúl Cáceres (VIT); Tiago (BAH)
Cartões amarelos: Renato Kayzer, Camutanga, Ronald, Erick, Dudu (VIT); Ademir, Cauly (BAH)
Cartôes vermelhos: Dudu (VIT)
Público: 28.027 torcedores
0 comentários