Esquadrão viu Mirassol desgarrar e abrir seis pontos de distância na 4ª posição
A derrota para o Vitória no Barradão diminuiu as chances de vaga direta para o Bahia na Copa Libertadores de 2026. Isso porque a equipe tricolor viu cair a probabilidade de se classificar entre os quatro e passou a ter, estatisticamente, o G-6 como alvo mais palpável.
Atrás de Palmeiras e Flamengo, já garantidos na disputa internacional, Cruzeiro e Mirassol, o Esquadrão aparece em quinto com 72,6% – seguido do Fluminense, que soma 46,5%. Os dados foram levantados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Bahia tinha 83% de Libertadores antes da derrota para o rival. Pesa contra o time comandado pelo técnico Rogério Ceni, também, a oscilação de resultados recentes, sem conseguir vencer duas seguidas desde agosto, quando superou Corinthians e Santos.

Letícia Martins/EC Bahia
Para além do Bahia, o único nordestino – dos três restantes – que ainda tem chances, ainda que mínimas, de disputar a Libertadores em 2026 é o Ceará. Com 5,1% de probabilidade, o time alvinegro perdeu força em termos de tabela e passou a figurar na segunda página. Veja abaixo:
Chances de vaga à Libertadores (com base no G-6)
- Palmeiras – 100%
- Flamengo – 100%
- Cruzeiro – 99,7%
- Mirassol – 93,3%
- Bahia – 72,6%
- Fluminense – 46,5%
- Botafogo – 46,4%
- São Paulo – 11,9%
- Vasco – 8%
- Bragantino – 6%
- Grêmio – 5,3%
- Ceará – 5,1%
- Atlético-MG – 1,9%
- Internacional – 1,6%
- Corinthians – 1,1%
Santos, Vitória e Fortaleza têm menos de 1% de chances.
Vale destacar que o Departamento de Matemática (UFMG) considera os seis primeiros colocados na tabela como virtuais classificados, pois são essas as vagas oferecidas ao Brasil. Logo, as chances de classificação se baseiam no G-6 – e não no G-4, que garante ida direta para a fase de grupos.
Bahia na Série A
Após a derrota para o rival, o Esquadrão se prepara para dois jogos na Arena Fonte Nova, contra Internacional e Grêmio, respectivamente. Hoje, a equipe tricolor é a 6ª colocada, com 43 pontos somados.
0 comentários