Fortaleza completa neste 18 de outubro 107 anos de fundação
O dia 18 de outubro deveria ser de grandes comemorações para o Fortaleza. No entanto, o momento vivido dentro, e também fora das quatro linhas, tira do torcedor a possibilidade, e a vontade, de celebrar o 107º aniversário do clube da maneira que realmente desejavam. O ano de 2025 pode ser considerado o pior da “Era Marcelo Paz”, uma vez que a equipe acumulou fracassos.
Desde o final do ano de 2017 no comando do Tricolor do Pici, Marcelo Paz vive nesta temporada o seu pior momento como gestor. Depois de tantos sucessos – que não podem ser excluídos da equação, já que muitos deles foram até inéditos para o futebol cearense -, o gestor (não só ele) errou no planejamento do time, que caminha a passos largos para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2026.

Foto: divulgação/Fortaleza
LEIA MAIS | Fortaleza venceu os últimos dois jogos fora de casa contra o Cruzeiro e está invicto desde 2005
É bem verdade que ainda há chance matemática de permanecer na elite do futebol nacional, mas a evidente falta de força do time comandado pelo técnico Martín Palermo diminui drasticamente as esperanças do torcedor. Caso o rebaixamento venha a ser confirmado, será mais um objetivo que não foi alcançado pelo Fortaleza: perdeu o Campeonato Cearense para o rival, caiu nas quartas de final da Copa do Nordeste e foi eliminado da Copa do Brasil para o modesto Retrô.
Os números também evidenciam o baixo rendimento em 2025. O Leão possui mais derrotas (25) do que vitórias (16) – cenário que dificilmente vai mudar, já que precisaria vencer quase todos os jogos restantes na temporada – e mais gols sofridos (66) do que gols feitos (63). Isso tudo rendeu o cargo de Juan Pablo Vojvoda, maior treinador da história do clube, quiçá do futebol cearense, que acabou sendo demitido e hoje comanda o Santos.
No entanto, centralizar todo o fracasso em Marcelo Paz também seria um erro. O gestor, principal responsável por fazer o clube andar, contou com o baixo desempenho de outras peças-chaves da engrenagem e enfrentou até mesmo um clima conturbado nos bastidores. Agora, o Fortaleza luta por um milagre para salvar a temporada e seguir entre os 20 principais clubes do Brasil em 2025.
Vale lembrar também que ao longo destes anos de comando de Paz, o escrete vermelho-azul-e-branco empilhou títulos: Campeonato Cearense (5x), Copa do Nordeste (3x) e Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, acumulou campanhas históricas no Brasileirão (duas vezes terminou na quarta colocação), na Copa Sul-Americana (finalista em 2023), Copa do Brasil (semifinalista em 2021) e Copa Libertadores (chegou às oitavas em duas oportunidades).
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
Embora o momento seja difícil, o Fortaleza preparou uma programação especial para celebrar o aniversário de 107 anos, além de lançar um novo uniforme.
8h – Alvorada da Banda do Comando da 10° Região Militar;
8h30 – Evento Ecumênico;
9h – Homenagens – Leão de Ouro e Troféu Sem Demonstrar Cansaço;
12h – inauguração da nova loja Fortaleza-Volt Sport
19h18 – Tradicional queima de fogos
Ver essa foto no Instagram
0 comentários