publicidade

Depois de oito anos, Campeonato Baiano terá mudanças para 2026; confira

Baiano, BA, Bahia, Destaque, Últimas, Vitória

Por Antonio Marzaro

Por Antonio Marzaro

Postado dia 3 de novembro de 2025

Torneio terá redução de datas, seguindo o novo calendário da CBF

Nesta segunda-feira (3), ocorreu a reunião do Conselho Técnico da Federação Bahiana de Futebol, a qual definiu o modelo de disputa do Campeonato Baiano 2026. O encontro aconteceu na sede da Federação, em Lauro de Freitas, e reuniu representantes das dez equipes participantes.

Depois de oito anos, o torneio terá mudanças em seu formato. Se antes a competição era disputada com fase única, semifinal e final, ocupando 13 datas, agora ela será disputada em 11, seguindo a nova diretriz da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os campeonatos estaduais.

Congresso Técnico da FBF - Foto: Julio Loiola/FBF

Congresso Técnico da FBF – Foto: Julio Loiola/FBF

Mudanças esperadas

No dia 1º de outubro, a CBF apresentou as novas orientações para as competições nos próximos quatro anos. Em relação aos estaduais, o número de datas foi reduzido para 11. Vale lembrar que antes eram 12 para os estados do Nordeste e 16 datas para os demais estados.


Novo Baianão

Assim como em 2024, o Campeonato Baiano segue com dez times participantes. Neste ano, Atlético de Alagoinhas, Bahia, Barcelona de Ilhéus, Bahia de Feira, Galícia, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória disputam o título. A primeira fase mantém o mesmo formato: Todos contra todos em um grupo único, onde os quatro melhores avançam para a próxima fase.

Agora vem a principal novidade: os jogos da segunda fase serão disputados em mão única – o 1º colocado enfrenta o 4º e o 2º encara o 3º. Os vencedores de cada duelo disputam a final, que também será decidida em jogo único. O campeonato será iniciado em 10 de janeiro e finalizado em 7 ou 8 de março.

Troféu e equipes participantes do Baianão 2026 - Foto: Divulgação/FBF

Troféu e equipes participantes do Campeonato Baiano 2026 – Foto: Divulgação/FBF

 

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING