Oficialização partiu do presidente da confederação, Samir Xaud
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou que o impedimento semiautomático será utilizado no Campeonato Brasileiro da Série A, a partir da temporada 2026. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Samir Xaud, durante a reunião inaugural do novo Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem, que reúne representantes de clubes, federações e especialistas nacionais e internacionais.
O GT terá prazo de 60 dias para apresentar diretrizes voltadas à modernização da arbitragem no país, com foco na criação de um modelo de profissionalização dos árbitros. A adoção do impedimento semiautomático integra o conjunto de investimentos da CBF para qualificar o processo decisório dentro de campo.
Segundo Xaud, apesar do VAR brasileiro já operar com tecnologia avançada, a nova ferramenta deve garantir maior precisão, rapidez e transparência nas marcações.
“Nosso olhar é para o futuro. A nova gestão está investindo pesado em tecnologia. O sistema de VAR que utilizamos hoje já é um dos mais modernos do mundo. Mas queremos mais. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semiautomático será implementado”, destacou o presidente.

Créditos: Staff Images/ CBF
Presença dos clubes nordestinos em evento da CBF
O encontro contou com ampla participação de clubes e federações. Do Nordeste, estiveram presentes Bahia, Ceará, Sport e Vitória, além das federações da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Sergipe.
Entre os demais presentes, participaram Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco da Gama, pela Série A; e Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Criciúma, Ferroviária, Goiás, Remo e Vila Nova, pela Série B.
Também marcaram presença federações do Amazonas, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, São Paulo e Roraima.







0 comentários