publicidade

Yuri Romão abre caminho e Branquinho ganha força para assumir o Sport em 2026: “Não vou me opor”

Sport, PE, Série A, Últimas

Por Pedro Maranhão

Por Pedro Maranhão

Postado dia 17 de novembro de 2025

Yuri Romão deve deixar o cargo de presidente do Rubro-negro ao fim deste ano

A instabilidade política que tomou conta do Sport após o rebaixamento segue movimentando os bastidores. Apesar do anúncio público de que deixará o cargo no dia 31 de dezembro, o presidente Yuri Romão pode permanecer oficialmente na função até 5 de janeiro, estratégia discutida internamente para evitar uma eleição direta e viabilizar uma eleição indireta via Conselho Deliberativo.

Nesse cenário, um nome já desponta como favorito para assumir o comando do clube: Severino Otávio, o Branquinho. O ex-presidente voltou a ser pauta no clube e, de acordo com relatos internos, passou a ser consenso entre lideranças que discutem a transição política.

Na última sexta-feira (14), houve uma reunião envolvendo Gustavo Dubeux, Eduardo Monteiro, Paulo Perez e o próprio Yuri Romão. O encontro selou a convergência em torno de Branquinho. Embora não estivesse presente, João Humberto Martorelli também sinalizou apoio ao retorno do ex-mandatário.


Yuri Romão, presidente do Sport durante coletiva na Ilha do Retiro

Foto: Paulo Paiva/SCR

O grupo reconhece que, em condições normais, uma eleição direta seria o caminho ideal. No entanto, avalia que o momento turbulento do clube poderia abrir espaço para “aventureiros” tentarem assumir o Sport, agravando ainda mais o cenário.

A proposta é que Branquinho comece a interagir imediatamente com Yuri Romão para contribuir no planejamento da temporada de 2026, enquanto aguarda o desfecho oficial da transição. O ex-presidente está viajando e deve retornar ao Recife nos próximos dias. Assim que voltar, uma nova reunião está prevista para selar definitivamente o acordo.

Nos bastidores, há ainda a expectativa de que Yuri Romão cumpra integralmente o que foi acordado na reunião anterior, garantindo uma saída considerada honrosa. Antes de deixar o cargo, o clube ainda deverá passar por uma auditoria interna, ponto considerado essencial pelos articuladores da futura gestão.

Gustavo Dubeux, Yuri Romão e Severino Otávio (Branquinho), em reunião no Sport

Foto: Divulgação/Sport

Também ganha força internamente a possibilidade que, além da escolha de Branquinho como presidente, seja montado um comitê gestor para apoiar o novo mandatário, antecipando o formato previsto no novo estatuto e que será adotado pelo clube a partir das eleições em 2026.

Com o Sport às vésperas de uma reestruturação profunda, a definição sobre o comando político pode marcar os primeiros passos do planejamento para recolocar o clube nos trilhos em 2026.

Em contato com a reportagem, o então presidente Yuri Romão confirmou o movimento: “Esse momento pede união e trabalho. Não me oponho em acatar qualquer decisão que seja considerada por todos o melhor para o Sport.”

Severino Otávio, Branquinho, pode voltar ao Sport

Foto: Divulgação

Quem é Branquinho, ex-presidente do Sport?

Aos 80 anos, Branquinho é bacharel em Direito pela Sociedade Caruaruense de Ensino Superior e delegado especial aposentado da Polícia Civil, tendo sido eleito para dois mandatos de deputado estadual em 1979 e 1983.

Em junho de 1986, foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), tendo presidido o órgão em duas ocasiões. Severino Otávio também foi prefeito de Bezerros por três mandatos, entre 1973 e 1976 e de 2013 a maio de 2019, quando renunciou ao posto por questões médicas.

Severino Otávio também foi conselheiro e já foi presidente do Sport entre 2002 e 2003. Em 2010, tornou-se Vice-presidente de futebol na gestão de Gustavo Dubeux.

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING