publicidade

Grupos opositores se levantam contra eleição indireta de Branquinho e cobram saída imediata de Yuri Romão no Sport; veja detalhes

Série A, PE, Sport, Últimas

Por Pedro Maranhão

Por Pedro Maranhão

Postado dia 17 de novembro de 2025

Apesar de ser um nome “apaziguador”, oposição não concorda com eleição indireta por Branquinho na presidência

A possibilidade de Severino Otávio, o Branquinho, assumir a presidência do Sport após a saída de Yuri Romão desencadeou um forte movimento nos bastidores da Ilha do Retiro. Nas últimas horas, o cenário político rubro-negro voltou a ferver, especialmente diante da possibilidade de o atual presidente permanecer no cargo até 5 de janeiro, apesar de ter anunciado publicamente que deixaria a função no dia 31 de dezembro.

A prorrogação discutida internamente é vista como uma manobra para evitar uma eleição direta, e viabilizar uma eleição indireta via Conselho Deliberativo. A ideia, no entanto, irritou grupos de oposição que exigem o cumprimento estrito dos processos estatutários.

Em contato exclusivo com o NE45, o ex-presidente Luciano Bivar reforçou que não há outro caminho além da renúncia imediata de Yuri Romão: “Alguns conselheiros falaram comigo informando que já foi passado que ele pretende renunciar, então precisa acontecer uma reunião extraordinária para definir isso. Os processos precisam ser respeitados. Ele não pode ficar até janeiro. Branquinho é um segundo estepe, e o caminho é ele renunciar”.


A insatisfação também foi ampliada pelo grupo Leões pela Mudança, que adotou um tom ainda mais duro. Matheus Souto Maior, também em contato exclusivo com a reportagem, criticou a construção de um nome de consenso sem o aval dos sócios e das alas de oposição.

“O Movimento Leões Pela Mudança é totalmente contrário à tomada de qualquer decisão sem a participação dos sócios. Eleições indiretas no conselho, com um suposto nome de consenso que não conta com o apoio dos verdadeiros grupos de oposição, não têm legitimidade. Yuri Romão deveria renunciar imediatamente e parar de atrapalhar o planejamento do ano de 2026, que já está parcialmente comprometido”, declarou.

Reunião sela convergência em torno de Branquinho

Na última sexta-feira (14), uma reunião envolvendo Gustavo Dubeux, Eduardo Monteiro, Paulo Perez e o próprio Yuri Romão formalizou a convergência em torno do nome de Branquinho. Embora ausente do encontro, João Humberto Martorelli também manifestou apoio ao ex-mandatário.

O grupo admite que o processo ideal seria uma eleição direta, mas avalia que o momento turbulento do clube abriria margem para “aventureiros” tentarem assumir o Sport, elevando o risco de um novo ciclo administrativo desastroso.

Nesse contexto, a percepção de que Branquinho exerce um papel “apaziguador” ganha força. Entre os entusiastas está Pedro Leonardo Lacerda, ex-presidente do Conselho Deliberativo e conselheiro nato.

“O nome de Branquinho apazigua o clube. Defendemos um presidente experiente. Está provado que pessoas sem vivência no futebol e no Sport não conseguem levar o clube. Branquinho se dá com todas as alas e tem capacidade de formar novos dirigentes”, disse.

Gustavo Dubeux, Yuri Romão e Severino Otávio (Branquinho), em reunião no Sport

Foto: Divulgação/Sport

Saída de Yuri e auditoria interna: os próximos passos

Apesar da pressão pública e interna, ainda existe a expectativa de que Yuri Romão cumpra integralmente o que foi acordado na reunião da semana passada, garantindo uma saída considerada honrosa. Antes de deixar o cargo, o Sport deverá passar por uma auditoria interna, ponto tratado como essencial pelos articuladores da futura gestão para iniciar 2026 com transparência e reconstrução institucional.

Em contato com a reportagem, o então presidente Yuri Romão confirmou o movimento: “Esse momento pede união e trabalho. Não me oponho em acatar qualquer decisão que seja considerada por todos o melhor para o Sport”. Nos bastidores, o clima é de alerta: qualquer movimento fora do script pode reacender conflitos, travar definições e ampliar a crise política.

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING