Ademar Rigueira Neto revelou detalhes sobre o processo eleitoral da Diretoria Executiva do Sport
Presidente do Conselho Deliberativo (CD) do Sport, Ademar Rigueira Neto detalhou, na manhã desta quarta-feira (26), o início do processo da eleição direta para os cargos de presidente e vice-presidente da Diretoria Executiva do clube. Inclusive, na nota oficial, o diretor afirmou que as renúncias de Yuri Romão (presidente) e Raphael Campos (vice-presidente) serão formalizadas imediatamente.
Ademar ressaltou que a eleição será exclusivamente para escolher os substitutos dos postos que ficaram em aberto. Portanto, o afastamento de Yuri e Raphael não tem efeito sobre o funcionamento do CD, que, inclusive, será o responsável pela condução do processo eleitoral. “Ao longo do dia de hoje (quarta-feira), depois de a comunicação de renúncia ser protocolizada, será editada, pela presidência do Conselho, portaria específica para regular o pleito, estabelecendo cronograma e procedimentos”, explicou o presidente do CD.
LEIA MAIS | Branquinho confirma que aceitará presidir o Sport: “A eleição será direta, todo mundo aceitou”
O estatuto do Sport determina que as novas eleições ocorram no prazo máximo de 15 dias após a vacância dos cargos. Portanto, mesmo com a renúncia sendo formalizada imediatamente, ela só terá efeito a partir de data futura, que será comunicada pelo clube. Esta medida foi tomada para “permitir a maior abertura possível à participação dos eventuais interessados em concorrer e para que as providências necessárias à realização do pleito sejam adotadas adequadamente”, afirmou Ademar Rigueira Neto.
Diante do cenário de urgência, o Conselho Deliberativo optou por antecipar a reunião ordinária que ocorreria no dia 9 de dezembro de 2025 para 2 de dezembro de 2025. A ideia é oferecer maior clareza quanto a todo o procedimento e deliberações sobre a eleição. Vale destacar que os nomes escolhidos no pleito irão conduzir o clube apenas pelo restante do mandato em curso, ou seja, até o final de 2026.
VEJA A NOTA OFICIAL
“Tal como já noticiado, houve decisão por parte do presidente do executivo e de seu vice de renunciarem aos seus mandatos. Por força disso, o clube fará uma eleição direta para as respectivas substituições. Ao longo do dia de hoje, depois de a comunicação de renúncia ser protocolizada, será editada, pela Presidência do Conselho, portaria específica para regular o pleito, estabelecendo cronograma e procedimentos.
O afastamento dos mandatários referidos não tem efeito sobre o funcionamento do Conselho, que será inclusive responsável pela normatização do processo eleitoral, tendo em vista que não há normas prévias no estatuto para regular a hipótese.
A eleição se referirá apenas aos cargos de Presidente e Vice do Executivo do clube, servindo à escolha dos responsáveis pela condução do clube pelo restante do mandato em curso.
O estatuto do clube determina, em tais casos, que a eleição ocorra no prazo máximo de 15 dias da vacância dos cargos, o que será observado. A renúncia será formalizada imediatamente, considerando a urgência da situação, mas terá efeito a partir de data futura a ser comunicada, para permitir a maior abertura possível à participação dos eventuais interessados em concorrer e para que as providências necessárias à realização do pleito seja adotadas adequadamente. Assim, o clube manterá seu funcionamento, mas já poderão ser fixadas e publicadas as normas da eleição.
Para maior clareza quanto a todo o procedimento e deliberações respectivas, resolvemos por antecipar a reunião ordinária do Conselho que ocorreria em 9 de dezembro de 2025 para o dia 2 de dezembro de 2025”.
Ademar Rigueira Neto, presidente do Conselho Deliberativo

Foto: Paulo Paiva/Sport







0 comentários