Além do tropeço, Leão do Pici não viu rodada ajudar e foi rebaixado com rival Ceará
Em jogo movimentado no Nilton Santos, o Fortaleza perdeu de virada por 4 x 2 para o Botafogo e teve rebaixamento decretado para a Série B de 2026. Apesar de começar a rodada fora do Z-4, a equipe cearense viu Internacional e Vitória vencerem seus jogos.
Com a bola rolando, Breno Lopes abriu o placar. Montoro deixou tudo igual. O Alvinegro voltou a balançar a rede com Arthur Cabral, e até ampliou, em gol – invalidado devido a infração – de Barreira. Bareiro converteu penalidade e mudou a história da tarde. Marçal e Ponte selaram derrota tricolor.
Apesar de cair com a derrota, sequer o empate evitaria o rebaixamento do Fortaleza. Isso porque o Internacional venceu o Bragantino e conquistou saldo de gols suficiente. Ainda, o Vitória superou o São Paulo no Barradão. Já o rival Ceará, também rebaixado, perdeu em casa para o Palmeiras.
O jogo – Botafogo x Fortaleza
Os primeiros minutos do jogo já desenhavam o que seria o confronto: um Botafogo, em casa, mais presente no ataque, enquanto o Fortaleza apostava nos contra-ataques. Mas foi o time cearense que se mostrou mais efetivo. Aos 16, após desvio de Pikachu, a bola sobrou para Breno Lopes, que acertou belo chute para abrir o placar. 1 x 0.
O gol visitante, contudo, não mudou o panorama da partida, que ainda tinha o Alvinegro com maior posse de bola e mais incisivo. Do outro lado, o Leão do Pici apostava na efetividade da marcação. E segurava, até então, o resultado. Com 26 jogados, quase o empate. Artur, de cabeça, acertou o travessão. Pouco depois, aos 28, Marlon Freitas por pouco não virou.
Passados 35 jogados, as chances já não eram as mesmas. E o duelo parecia se encaminhar para o intervalo com a vitória parcial tricolor. Até os acréscimos de sete minutos, quando o Botafogo voltou a ganhar campo e pressionar os cearenses. Até marcar. Aos 49, após sobra de bola, Montoro acertou belo chute, no ângulo, e deixou tudo igual.

Vagner Nascimento/Fortaleza EC
Na volta do intervalo, o jogo começou bastante movimentado. Com apenas dois minutos, após boa jogada pelo lado direito, Vitinho achou Arthur Cabral, que se jogou na bola e cabeceou, de peixinho, para virar o jogo. Logo depois, aos seis, o Botafogo fez mais um, com Barrera. Mas não valeu. O VAR indicou pênalti no início da jogada. Bareiro converteu e transformou o ‘quase’ 3 x 1 em 2 x 2.
O empate não interessava para nenhum dos lados. E o confronto seguiu movimentado, ainda com o Alvinegro mais atuante. As chances, no entanto, eram raras.
Já na reta final, o Leão do Pici já se mostrava visivelmente abalado com o andamento da rodada. Nem mesmo o empate ajudava. Cenário aproveitado pelo Botafogo, que voltou a marcar aos 49, com Mateo Ponte, e selou de vez a queda do time cearense.
FICHA DO JOGO
BOTAFOGO 4
Raul; Vitinho (Mateo Ponte), Gabriel, Marçal e Alex Telles (Cuiabano); Allan, Marlon Freitas e Álvaro Montoro; Artur, Arthur Cabral (Santi) e Barrera. Técnico: Davide Ancelotti.
FORTALEZA 2
Brenno; Mancuso, Lucas Gazal, Ávila e Diogo Barbosa (Weverson); Lucas Sasha, Pierre (Rodrigo) e Pochettino; Yago Pikachu (Rossetto), Bareiro e Breno Lopes (Lucas Crispim). Técnico: Martín Palermo.
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Gols: Montoro, Arthur Cabral, Marçal e Ponte (BOT); Breno Lopes e Bareiro (FOR)
Cartões amarelos: Mancuso, Bareiro e Rodrigo (FOR)









0 comentários