publicidade

FPF diz que clássicos da 1ª fase do Pernambucano terão apenas torcida mandante, mas finais devem ter duas torcidas; entenda

Pernambucano, Náutico, PE, Santa Cruz, Últimas

Por Klisman Gama

Por Klisman Gama

Postado dia 19 de janeiro de 2026

Presidente da FPF afirmou que acordo foi firmado entre clubes, federação e poder público, e ratificado no conselho técnico do Estadual

O clássico entre Santa Cruz x Náutico, na Arena de Pernambuco, pela 5ª rodada do Campeonato Pernambucano, deve ter apenas torcida tricolor. A informação foi divulgada primeiramente pelo jornalista Clauber Santana, do GE, e confirmada pelo NE45 junto ao presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho.

A razão é um acordo prévio feito entre clubes, FPF, poder público, que definiu que os clássicos da 1ª fase do Estadual seriam apenas com torcedores do mandante. Anteriormente, em entrevista aqui ao NE45, Evandro havia afirmado que apenas a Arena de Pernambuco teria condições de receber uma partida com as duas torcidas. Mas o acerto entre as partes citadas, de toda forma, vetaria essa ida da torcida do Náutico ao jogo do domingo (25).

De acordo com o mandatário, esse acordo foi ratificado no conselho técnico do Campeonato Pernambucano, realizado em dezembro. Além disso, Evandro Carvalho revelou que, nas finais, esse cenário pode ser revertido. Seja qual partida for, e em qual estádio for, as finais do Campeonato Pernambucano devem ter a presença das duas torcidas.


Arena de Pernambuco recebeu Santa Cruz x Decisão, pelo Campeonato Pernambucano 2026

Foto: Renato Gomes/Esp. NE45

“O que ficou ajustado, formalizado inclusive, perante Governo do Estado, Ministério Público, Poder Judiciário, SDS, Policia Militar, federação e os clubes, e que foi ratificado no conselho técnico, é que os jogos entre os três grandes se darão com torcida do mandante”, afirmou.

“Eu consegui, neste ano, algo que não era previsto: que nas duas finais tenhamos torcida visitante. Nós vamos fazer um aditivo, que já foi minutado (documento redigido). Então o clássico que tiver, seja na Arena, Ilha do Retiro, Aflitos, Caruaru, onde for, é só torcida do mandante. Só nas finais terão visitantes”, acrescentou.

O Sport entrou com um pedido na Justiça para que o clássico contra o Náutico, no último domingo, pela 3ª rodada do Campeonato Pernambucano, tivesse a presença da sua torcida. Entretanto, perdeu a causa no Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE) e no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Segundo Evandro Carvalho, essa decisão deve ser mantida. Ele disse acreditar também que Náutico e Santa, que ainda farão clássicos como visitantes, não irão acionar a Justiça para reverter uma decisão da qual ambos foram favoráveis no Conselho Arbitral do Campeonato Pernambucano 2026.

Arena de Pernambuco pode ser sede da Copa do Mundo Feminina 2027. Palco de jogos também de Santa Cruz, Sport, Náutico e Retrô no Campeonato Pernambucano e outras competições

Foto: Rafael Vieira/FPF

Torcida visitante no Campeonato Pernambucano 2027

O presidente da FPF falou também que a entidade encomendou um relatório à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para que, em 2027, seja possível voltar a ter as duas torcidas presentes nos clássicos da capital pernambucana.

A intenção é que esse estudo, feito junto às três torcidas, seja apresentado ao poder público para Campeonato Pernambucano de 2027. Assim, mostrando que é possível ter os aficionados do visitante no clássico, a FPF espera convencer e mudar o atual cenário.

Arena de Pernambuco, - Campeonato Pernambucano 2026 - Foto: Divulgação/Náutico

Foto: Divulgação/Náutico

“Para o próximo ano, contratamos a Universidade Católica de Pernambuco, com o conselho de mediação especializado em solução coletiva de litígios. Se a Unicap conseguir, junto a essas três torcidas, fornecer um relatório que convença as às autoridades de que existe condições no próximo ano de ter torcida mista, a Federação não terá nenhuma objeção”, disse Evandro Carvalho.

“O problema é que temos que cumprir o que foi acertado em termos de ajustamento de conduta, desde o Governo do Estado até a Polícia Militar, Ministério Público, Judiciário, SDS e clubes. Vamos ver se no próximo ano, com o relatório da Unicap, consigamos criar um ambiente que permita ter duas torcidas no estádio, seja na Ilha do Retiro, Aflitos, Arruda ou qualquer outro estádio”, concluiu.

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING