publicidade

TJD-RN mantém condenação de América-RN e Potyguar Seridoense por escalação irregular; Mecão está rebaixado para a segunda divisão do Estadual

Potiguar, América-RN, Destaque, RN, Últimas

Por NE45

Por NE45

Postado dia 5 de fevereiro de 2026

O Mecão informou que irá adotar medidas judiciais cabíveis, em caráter de urgência, para reverter a decisão

Nesta quinta-feira (5), o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) manteve a condenação do América-RN e Potyguar Seridoense a perda de pontos e multa por escalação irregular de jogadores. A votação terminou em 4 x 1. Em nota, o Mecão informou que irá tomar medidas judiciais cabíveis, em caráter de urgência, para reverter a decisão.

Foi decidido que o América-RN perde 18 pontos e terá que pagar multa de 15 mil reais. Já o Potyguar Seridoense perdeu 15 pontos e vai pagar multa de R$ 2 mil reais. Com o resultado, os dois clubes estão oficialmente rebaixados para a segunda divisão do Estadual. A decisão ainda cabe recurso no Pleno do TJD-RN.

A decisão foi baseada no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) em que “estabelece a perda dos pontos adquiridos em cada partida, além dos pontos máximos que uma partida pode ter, por partida em que os atletas teriam participado de forma irregular”.


Durante a votação, os auditores da Primeira Comissão Disciplinar repudiaram as ameaças que eles e suas respectivas famílias sofreram nas últimas semanas. João Maria Pegado disse que se sentiu acuado e pressionado a dar o seu voto, e que fotos dos filhos foram expostas nas redes sociais.

TJD-RN mantém condenação América-RN e Potyguar Seridoense

Foto: Reprodução/Youtube

Entenda a punição de América-RN e Potiguar Seridoense

Os seis clubes participantes do Estadual, ABC, Globo, Laguna, Potiguar, QFC e Santa Cruz-RN, entraram com uma Notícia de Infração denunciando América-RN e Potyguar Seridoense por escalação irregular de jogador.

No América-RN, o lateral-direito Elias foi relacionado para três jogos do Estadual, mas não entrou em campo. No parágrafo 3° do artigo 19 do Regulamento Específico do Potiguar é vedado a “participação de atleta não profissional a partir da data que completa 20 anos”.

O lateral, que completou 20 anos em outubro de 2025, ainda não tinha um contrato profissional com o América-RN e estava com um contratado amador no Estadual. O Potyguar Seridoense também foi denunciado pelo mesmo motivo, mas por ter escalado irregularmente dois jogadores: Fabrício e Toró.

Antes da perda de pontos, o América-RN liderava o Potiguar com 10 pontos, enquanto o Leão de Currais estava na 6° posição com 3 pontos. Passado duas rodadas desde a primeira decisão, os times seguem na zona de rebaixamento e com a queda definida.

O Mecão está com -4 pontos, após vencer uma e empatar outra partida, enquanto o Potyguar permanece com -12, perdeu os dois jogos que disputou.

América-RN pode ser punido porque teria relacionado irregularmente o lateral-direito Elias no Campeonato Potiguar, por não ter contrato profissional ainda

Foto: Gabriel Leite/América-RN

Nota oficial do América-RN

O América Futebol Clube vem a público esclarecer e se posicionar diante da recente decisão da 1ª Comissão Disciplinar do TJD/RN.

O Clube manifesta sua total discordância com a recente decisão da 1ª Comissão Disciplinar do TJD/RN, conforme entendimentos consolidados dos tribunais e da jurisprudência desportiva e manterá sua postura firme na defesa de seus direitos e de sua história.

O América já está adotando todas as medidas judiciais cabíveis, em regime de urgência, incluindo a interposição dos recursos previstos, para buscar a reforma da decisão nas instâncias superiores e o restabelecimento da justiça esportiva.

O Clube seguirá lutando com responsabilidade, transparência e respeito à sua torcida, que sempre esteve ao lado do América.

 

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING