publicidade

Santa Cruz detalha avanços na Recuperação Judicial e projeta nova data da Assembleia de Credores

Série C, PE, Santa Cruz, Últimas

Por NE45

Por NE45

Postado dia 8 de maio de 2026

COMENTE

Santa Cruz apresentou um cronograma de etapas importantes para este ano

O Santa Cruz protocolou, nesta quinta-feira (7), uma nova petição na 18ª Vara Cível do Recife atualizando o andamento de sua Recuperação Judicial, com destaque para o sucesso da primeira campanha de mediação com credores, a possibilidade de uma última rodada de negociações em junho, justificativas para atrasos em relatórios financeiros e um cronograma estimado para a realização da Assembleia-Geral de Credores (AGC), prevista para acontecer entre outubro e novembro de 2026.

Segundo o clube, a primeira campanha de mediação extrajudicial, realizada em novembro de 2025, negociou com mais de 400 credores e resultou em 352 acordos firmados, sendo 331 da Classe I (trabalhista), 29 da Classe III e 12 da Classe IV. O Santa Cruz afirma que os pagamentos dos valores acordados foram realizados dentro dos prazos estabelecidos, o que considera um avanço importante no processo de reestruturação financeira.

Diante da adesão considerada positiva, o clube informou à Justiça que estuda uma nova – e possivelmente última – rodada de mediação, desta vez voltada para credores com valores mais altos e também remanescentes da primeira fase. A intenção é estruturar as condições ao longo de maio para viabilizar novas negociações formais em junho.

">

Outro ponto abordado pelo Santa Cruz foi o atraso na entrega de Relatórios Mensais de Atividades (RMAs), cobrados pela Administração Judicial. O clube reconheceu pendências, mas alegou que parte da demora está relacionada a um processo de auditoria externa das demonstrações contábeis de 2025, com previsão de conclusão até 30 de maio. A diretoria afirmou já ter enviado documentos de outubro e novembro de 2025, restando regularizar os meses seguintes após o encerramento da auditoria.

Estádio do Arruda - Santa Cruz - 2025

Foto: Gustavo Borges/FPF

No documento, o Santa Cruz também reforça que sua Recuperação Judicial tem complexidade maior que a de Sport e Náutico por estar diretamente vinculada à implementação da SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O clube argumenta que a conclusão da estruturação da SAF é condição essencial para viabilizar um plano de pagamento considerado aceitável aos credores, já que o ingresso de investidores seria fundamental para capitalizar a operação e permitir o equacionamento do passivo.

De acordo com a petição, o processo de SAF está em fase final, com modelo de negócio já aprovado internamente e instrumento vinculante assinado, embora ainda existam condições precedentes a serem cumpridas – inclusive a possibilidade de mudança no grupo investidor.

Cronograma apresentado pelo Santa Cruz à Justiça

Maio e junho: nova rodada de mediação com credores;
Julho e agosto: conclusão das tratativas com investidores e formalização da SAF;
Setembro e outubro: reta final da Série C;
Outubro ou novembro: realização da Assembleia-Geral de Credores.

O clube argumenta que a AGC precisa ocorrer em um momento que não comprometa o calendário esportivo, considerado essencial para a geração de receitas. Por isso, a previsão é que a assembleia aconteça apenas após a definição da participação coral na Série C e o avanço das etapas da SAF.

Na prática, o novo documento mostra que o Santa Cruz busca ganhar tempo para concluir seu processo de transformação estrutural antes de submeter o plano definitivo aos credores, apostando que a SAF será peça central para a recuperação econômica do clube.

0 comentários

PUBLICIDADE
">

TRENDING

publicidade