Campeonato Brasileiro de Natação terá disputas até o próximo sábado (3)
O Centro Esportivo Santos Dumont, na Zona Sul do Recife, será palco do principal torneio da natação nacional. O Troféu Brasil de Natação acontece pela 2ª vez no Nordeste e tem disputas a partir desta terça (30), com as primeiras finais já nesta noite. O campeonato segue até o sábado (3), com mais de 50 modalidades e grandes nomes das águas brasileiras.
Entre as estrelas que estarão na disputa do Troféu Brasil de Natação, aparecem nomes como Fernando Scheffer, bronze na Olimpíada de Tóquio, em 2021; e Guilherme Costa – o Cachorrão -, bronze no Mundial de Budapeste, no ano passado.
A nata da natação no Recife
Ao todo, 21 dos 27 nadadores que disputaram a Olimpíada de Tóquio se inscreveram no torneio. Assim, nomes como Léo de Deus, Beatriz Dizotti, Luiz Altamir, Stephanie Balduccini, Giovanna Diamante, Alexia Assunção e Matheus Gonche devem competir no Recife.
Mas há um desfalque de peso na lista. Isso porque a recifense Etiene Medeiros, bicampeã pan-americana e campeã mundial, não disputará o Troféu Brasil de Natação “em casa”, mesmo estando no Recife. Lesionado, Bruno Fratus também está fora.
Sem Etiene, o principal destaque caseiro fica para Beatriz Bezerra, que ganhou três medalhas no Mundial Júnior de 2022, em Lima. Quando aos clubes, a representação pernambucana fica por conta da AABB-Recife, do M3Swim e do Sport.
A disputa em 2023
As disputas vão da terça-feira ao sábado, sempre nos mesmos horários. As eliminatórias acontecem a partir das 9h30, enquanto as finais são disputadas a partir das 18h (no sábado, às 17h30). A entrada no Santos Dumont é livre e gratuita para o público.
Mas quem não puder ir até Boa Viagem, poderá assistir a disputa de casa, com transmissões online no Canal Olímpico do Brasil e na CazeTV (apenas finais), além do Bandsports (exceto eliminatórias do sábado), na TV paga.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) considera essa como uma das maiores edições da história do Troféu Brasil de Natação. Ao todo, a disputa tem 468 atletas inscritos, representando mais de 66 clubes de oito países.
Para os nadadores brasileiros, a competição será a seletiva única para formar as seleções brasileiras para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos (Fukuoka, Japão), os Jogos Pan-Americanos (Santiago, Chile), o Campeonato Mundial Junior (Netanya, Israel) e a Universíade (Ecaterimburgo, Rússia).
Além dos brasileiros, participarão do torneio, nadadores de Argentina, Bolívia, Equador, Honduras, Kuwait, Paraguai, Peru e Uruguai. Para os estrangeiros, a competição vale como índice para a Olimpíada Paris-2024.
Troféu Brasil de Natação
Torneio anual, o Troféu Brasil de Natação (antigo Troféu Maria Lenk) acontece desde 1962, mas só foi disputado no Nordeste em uma oportunidade: 1974, quando teve Salvador como sede. Agora, 49 anos depois, o Recife será palco das disputas pela 1ª vez.
Mas esse não será o 1º grande evento de natação que acontece no Recife desde a reinauguração do complexo do Santos Dumont, em 2020. No ano passado, a cidade recebeu o Troféu José Finkel, um dos principais do calendário nacional. Além disso, o local também foi palco do Brasileiro Juvenil de Inverno em 2021 e do Brasileiro de Verão de 2022.
O Santos Dumont tem uma piscina olímpica (50m), com 10 raias. Além disso, o complexo aquático do Santos Dumont conta com uma piscina de aquecimento e um sistema de iluminação reconhecido como um dos melhores do país.
Para a torcida, há uma arquibancada coberta com 70m que estará disponível de forma gratuita e aberta para os torcedores que quiserem acompanhar as disputas.
Piscina lotada!
— CBDA (@CBDAoficial) May 30, 2023
Bora para o primeiro dia de Troféu Brasil
📍 Santos Dumont – Recife/PE
📆 30/05 a 03/06
🕢 9h30 / 18h
📺 Band Sports / https://t.co/Q9Y3kcOufd / CazeTV (YouTube) #Natacao #YakultBrasil #SpeedoMSport #Estacio #ExitoArte pic.twitter.com/frkn1UCapg
0 comentários