Timbu encerrou a temporada com “três times” de contratados
Com diferentes perfis e custos, o Náutico teve 33 jogadores contratados para 2023, ano frustrante pela queda precoce na Série C e, consequentemente, com o não acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. A assertividade, contudo, não foi o forte do clube no mercado – veja todos os nomes que chegaram no fim da matéria.
Sem jogar desde o dia 26 de agosto, data da eliminação na competição, o Náutico vive um processo de acertar saídas, com o intuito de enxugar a folha. Ao todo, 11 jogadores já se despediram do Alvirrubro.
Os 33 reforços do clube no ano representam um número alto, equivalente a três times completos. A justificativa repassada pela direção ao longo do ano, contudo, é que o clube viveu uma reformulação intensa de 2022 para 2023 – e aí precisou contratar mais.

A baixa assertividade no mercado, porém, é algo que não dá para negar. Prova disso é de que há o desejo de permanecer com poucos nomes do elenco, vide o zagueiro Richardson, o lateral-esquerdo Diego Matos e os atacantes Maxwell e Ribamar – todos eles têm contrato se encerrando em novembro.
Do “primeiro bloco” de reforços contratados pelo Náutico para 2023, o goleiro Vágner, o zagueiro Denílson, o lateral-esquerdo Diego Matos, o volante Jean Mangabeira e os atacantes Paul Villero e Jael foram os atletas com maior minutagem na temporada – os dois últimos, diga-se, já saíram.
Do “segundo bloco”, de contratações apenas para Série C, os nomes foram divididos em dois momentos.
O Timbu trouxe alguns no início da competição, como o lateral-esquerdo Rennan Siqueira e os zagueiros Wesley Junio e Danilo Cardoso, mas outros só chegaram nas rodadas finais do torneio, vide os defensores Joécio e Richardson, além dos atacantes Ribamar e Maxwell.

Dos que chegaram no fim, diga-se, alguns sequer estrearam, vide os meias Yago Ferreira e Alexandre Tam – esse último veio como contrapeso na negociação com o Sampaio Corrêa pelo zagueiro Joécio.
Vale lembrar que alguns reforços contratados pelo Náutico sequer terminaram a temporada, vide o goleiro Cássio, o zagueiro Paulo Miranda, alvo da Operação Penalidade Máxima, que investiga supostas manipulações em jogos do futebol brasileiro; o volante Juan Gauto e o atacante Régis Tosatti.
Até aqui, já se despediram 11 jogadores após a eliminação precoce na Série C. Os meias Souza e Gabriel Santiago e o atacante Paul Villero se transferiram para a Ponte Preta. O lateral-direito Victor Ferraz foi para a Chapecoense, enquanto Bryan se transferiu para o Novorizontino e Alisson Santos rumou ao Sampaio Corrêa.
Além do sexteto que vai jogar a reta final da Série B, o zagueiro Wesley Junio retornou ao São Luiz-RS, o meio-campista Eduardo foi emprestado pelo Vitória à Portuguesa-SP, enquanto o lateral-esquerdo Rennan Siqueira renovou com o Timbu até dezembro e se transferiu para o Figueirense.
Por fim, o meia Matheus Carvalho e o atacante Jael, que se despediram via redes sociais, estão sem clube.

Contratados pelo Náutico em 2023
- Goleiros: Vágner, Cassio e Gabriel Leite
- Zagueiros: Denílson, Joécio, Paulo Miranda, Danilo Cardoso, Wesley Junio, Odivan e Richardson
- Laterais: Diego Ferreira, Diego Matos e Rennan Siqueira
- Meio-campistas: Juan Gauto, Alexandre Tam, Eduardo, Élton, Gabriel Santiago, Jean Mangabeira, Matheus Carvalho, Lima, Nathan e Yago Ferreira
- Atacantes: Alisson Santos, Berguinho, Jael, Jeam, Kauan Maranhão, Maxwell, Paul Villero, Ribamar, Thiaguinho e Régis Tosatti
0 comentários