Torcedores da LDU que estão no Uruguai para a final da Sul-Americana ressaltam otimismo com 5º título internacional
PUNTA DEL LESTE – A imensa mobilização dos torcedores do Fortaleza em torno da final da Sul-americana colocou o clube como protagonista dos dias que antecedem o jogo – seja em Montevidéu ou em Punta Del Leste. “Vieram pelo Fortaleza?” é uma pergunta comum em qualquer lugar que se chega. No bar, no restaurante, na recepção do hotel…Por todos os lados.
Para onde se olha. E, no meio dessa avalanche tricolor, os torcedores da LDU vão surgindo discretamente no cenário. Uma camisa aqui, uma faixa aberta ali. Conscientes de que serão minoria absoluta no estádio Domingo Burgueño, fazem questão de ressaltar as quatro estrelas bordadas em cima do escudo. Em uma matemática que mistura Libertadores, Sul-americana e Recopa projetam a conquista do 5º título internacional.
Richard Chango esteve presente nas outras quatro decisões nos jogos disputados no Casablanca. Desta vez precisou ir mais longe. Encarou os 4 mil quilômetros de distância para ver a final em jogo único no Uruguai. Na entrevista, projeta um duelo difícil, reconhece a qualidade do Fortaleza – que viu apenas através de vídeos com os melhores momentos dos jogos – mas rapidamente resgata a história vitoriosa da Liga de Quito no continente. A “experiência em finais internacionais” é o principal argumento para consolidar a confiança dos equatorianos. “Vencemos duas vezes o Fluminense no Maracanã”, lembra Richard, que conclui: “Acho que a Copa vai para o Equador”.
Em conversa com a equipe do NE45, a jornalista equatoriana Karol Chamurro apontou que existe uma “hierarquia” à favor da LDU. Com o vídeo repercutindo no Twitter, ela foi questionada sobre o termo e se as razões para considerar o título do clube equatoriano seriam apenas “por ser maior”. A resposta foi imediata: “Hierarquia, jogo rápido, jogadores guerreiros, goleiro incrível, ótimo treinador, motivação, torcedores, história…”.
As cartas estão na mesa. Dos dois lados da moeda
Mas ainda que os equatorianos façam questão de ressaltar a – inegável – diferença na “rodagem” de decisões internacionais entre as duas equipes, cabe também a leitura de que toda essa experiência da LDU se concentra, na verdade, em um único recorte entre 2008 e 2011.
Foram 6 finais e 4 títulos (contando as duas Recopas) neste período. Filtrando e deixando de fora “títulos de um jogo só”, foram três grandes campanhas: A Libertadores de 2008, a Sul-americana de 2009 e a Sul-americana de 2011. Desde então já são 12 anos sem conquistas fora do país e 11 sem chegar em uma decisão internacional.
Experiência de sobra. Resultados nem tanto
De 2011 até 2023, disputou 5 edições da Libertadores – caindo uma vez na primeira fase, duas na fase de grupos, uma nas oitavas e uma nas quartas (2019). No mesmo período foram também cinco participações na Sul-americana, com uma eliminação na fase de grupos, três oitavas de final e uma quartas de final (2021).
0 comentários