Documento foi recebido pelo presidente Diógenes Braga, em reunião na Federação Pernambucana de Futebol
Fim da espera. Após oito anos, o Náutico recuperou o Certificado de Clube Formador, concedido no dia 28 de novembro. O documento foi entregue ao presidente Diógenes Braga, em reunião na sede da Federação Pernambucana de Futebol. Ao site oficial do Timbu, o mandatário, que encerra a sua gestão no dia 31 de dezembro, comemorou o retorno do Certificado ao clube.
“Este é mais um passo importante dado pela gestão. Buscamos, desde o primeiro dia, tornar o clube auto sustentável e proteger o patrimônio do Náutico. E o Certificado de Clube Formador é fundamental para que possamos ter mais segurança quanto ao vínculo de atletas menores de 16 anos. Foi necessário um grande esforço e um alto investimento para conseguir o certificado”, disse Diógenes.
Para recuperar o Certificado de Clube Formador, aliás, o Timbu investiu em melhorias no CT Wilson Campos, como forma de atender às exigências da CBF para a liberação do importante documento.
Um dos pontos mais importantes com o retorno do Certificado de Clube Formador é a garantia de o clube proteger os atletas da base, estando protegido jurídica e financeiramente.
“Melhoramos toda a estrutura do CT, adequando a alimentação junto a nutricionistas, contratamos psicólogas, pedagogas e assistente social. Também inauguramos um auditório que servirá como espaço para aulas extra-curriculares e reforço escolar”, explicou Léo Portela, diretor de futebol do Náutico.
Náutico se junta a Sport e Retrô
Em 2013, o futebol pernambucano chegou a ter seis clubes certificados. Entretanto, o Náutico já está fora desde outubro de 2015, enquanto Santa Cruz, Salgueiro e Serra Talhada não conseguiram a renovação em junho de 2018. O Leão perdeu em setembro de 2020 e o Porto em janeiro de 2021. Neste período, o Retrô pelo obteve o Selo.
Em julho, o Sport recuperou o Certificado de Clube Formador. Leão e Retrô atualmente são as únicas equipes de Pernambuco com a certificação.
Vale lembrar que entre os benefícios da certificação está o reforço sobre os direitos em atletas formados no clube, com a oficialização de contratos sobre os primeiros anos na base. Assim, facilita a burocracia para garantir a indenização financeira sobre a saída de atletas entre 14 e 16 anos, mesmo anos depois.
Temos uma grande notícia, torcida! Após oito anos, o Náutico volta a ter o Certificado de Clube Formador da CBF. O documento traz mais proteção ao clube e aos atletas da base alvirrubra.
— Náutico (@nauticope) December 14, 2023
A entrega do certificado foi nesta quinta-feira (14), na sede da @fpfpe. Leia a matéria… pic.twitter.com/AjGCXqEcWT
0 comentários