publicidade

Após oito anos, Náutico recupera Certificado de Clube Formador

Náutico, PE, Série C, Últimas

Por Lucas Holanda

Por Lucas Holanda

Postado dia 14 de dezembro de 2023

Documento foi recebido pelo presidente Diógenes Braga, em reunião na Federação Pernambucana de Futebol

Fim da espera. Após oito anos, o Náutico recuperou o Certificado de Clube Formador, concedido no dia 28 de novembro. O documento foi entregue ao presidente Diógenes Braga, em reunião na sede da Federação Pernambucana de Futebol. Ao site oficial do Timbu, o mandatário, que encerra a sua gestão no dia 31 de dezembro, comemorou o retorno do Certificado ao clube.

“Este é mais um passo importante dado pela gestão. Buscamos, desde o primeiro dia, tornar o clube auto sustentável e proteger o patrimônio do Náutico. E o Certificado de Clube Formador é fundamental para que possamos ter mais segurança quanto ao vínculo de atletas menores de 16 anos. Foi necessário um grande esforço e um alto investimento para conseguir o certificado”, disse Diógenes.

Para recuperar o Certificado de Clube Formador, aliás, o Timbu investiu em melhorias no CT Wilson Campos, como forma de atender às exigências da CBF para a liberação do importante documento.


Um dos pontos mais importantes com o retorno do Certificado de Clube Formador é a garantia de o clube proteger os atletas da base, estando protegido jurídica e financeiramente.

“Melhoramos toda a estrutura do CT, adequando a alimentação junto a nutricionistas, contratamos psicólogas, pedagogas e assistente social. Também inauguramos um auditório que servirá como espaço para aulas extra-curriculares e reforço escolar”, explicou Léo Portela, diretor de futebol do Náutico.

Náutico_Certificado de Clube Formador_2023
Foto: Divulgação/CNC

Náutico se junta a Sport e Retrô

Em 2013, o futebol pernambucano chegou a ter seis clubes certificados. Entretanto, o Náutico já está fora desde outubro de 2015, enquanto Santa Cruz, Salgueiro e Serra Talhada não conseguiram a renovação em junho de 2018. O Leão perdeu em setembro de 2020 e o Porto em janeiro de 2021. Neste período, o Retrô pelo obteve o Selo.

Em julho, o Sport recuperou o Certificado de Clube Formador. Leão e Retrô atualmente são as únicas equipes de Pernambuco com a certificação.

Vale lembrar que entre os benefícios da certificação está o reforço sobre os direitos em atletas formados no clube, com a oficialização de contratos sobre os primeiros anos na base. Assim, facilita a burocracia para garantir a indenização financeira sobre a saída de atletas entre 14 e 16 anos, mesmo anos depois.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING