publicidade

Nos pênaltis, Ceará bate o Fortaleza, salva hegemonia e volta a ser campeão após cinco temporadas

Cearense, CE, Ceará, Fortaleza, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 6 de abril de 2024

Ceará contou com duas defesas de Richard para evitar inédito hexacampeonato consecutivo do rival

O dia 6 de abril de 2024 ficará guardado para a eternidade no futebol cearense. Em jogo tenso e movimentado quase na mesma medida, Ceará e Fortaleza empataram em 1 x 1 na Arena Castelão precisaram, pela segunda vez na história do Estadual, decidir quem será o campeão da temporada na marca penal. Donos da casa, os alvinegros abriram o placar com Saulo Mineiro, mas o Leão do Pici obteve o empate quase de imediato com gol de Lucero.

Assim, nas penalidades prevaleceu o Ceará, que defendia a hegemonia compartilhada com o rival. Com duas defesas de Richard e uma cobrança desperdiçada por Tinga, o Vozão volta a ser campeão estadual após cinco temporada. Além disso, volta a ficar empatado com o rival como o maior detentor de taças, com 46 troféus.

O jogo – Ceará x Fortaleza

A tensão no ar para o segundo jogo da final do Campeonato Cearense só deu uma trégua antes da bola rolar. Com arquibancadas absolutamente lotadas, as torcidas de Fortaleza e, especialmente, do Ceará, que foi o mandante do clássico, a festa tomou conta do Castelão, mas acabou atrasando o início da partida por conta do papel picado no gramado e a fumaça dos sinalizadores.


Com o apito inicial do árbitro Anderson Daronco, o que se viu em campo foi um jogo muito intenso e com bastante correria dos dois lados. Com uma formação mais conservadora, jogando com três zagueiros e três volantes, o Leão do Pici buscava dominar a posse de bola, enquanto o Ceará não abria mão do seu jogo vertical e das descidas em velocidade pelos lados do campo.

Dessa forma, coube ao Vozão as melhores chances da partida no primeiro tempo. Na melhor delas, Saulo Mineiro recebeu na esquerda, invadiu a área e finalizou para acertar o poste esquerdo de João Ricardo. Do lado tricolor, Lucas Sasha saiu cara a cara com o goleiro Richard. Contudo, sem ângulo, o meio-campista acabou finalizando em cima do arqueiro alvinegro.

Ceará e Fortaleza fizeram clássico equilibrado no 1º tempo da decisão
Ceará e Fortaleza fizeram clássico equilibrado no 1º tempo da decisão – Foto: Mateus Lotif/FEC

Na volta do intervalo, as duas torcidas tiveram o que comemorar logo nos minutos iniciais. Aos 3, Matheus Bahia fez bela jogada pela esquerda e serviu Saulo Mineiro, que dominou e bateu cruzado para vencer João Ricardo. O lance ainda demorou quatro minutos para ser validado após a revisão do VAR.

O Ceará ainda teve mais uma boa chance com Erick Pulga, que acabou batendo em cima do goleiro João Ricardo. Contudo, aos 12, o Fortaleza chegou ao empate. Após cruzamento na área, Bruno Pacheco desvia na primeira trave e a bola se apresenta para Lucero testar firme para as redes de Richard.

Lucero marcou gol de empate do Fortaleza na final do Cearense 2024
Lucero marcou o gol que levou a decisão para as penalidades – Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

Quatro minutos depois do empate, um novo componente de drama é inserido na jornada do Fortaleza nesta final. Para matar o contra-ataque, o lateral Bruno Pacheco fez falta em Aylon. O jogador tricolor já tinha cartão amarelo e acabou expulso pelo árbitro Anderson Daronco.

Após a expulsão, as propostas de jogo se inverteram no Castelão. Com as entradas de Guilherme Castilho e Jorge Recalde, o Ceará passou a apostar na posse de bola para manter o Fortaleza no seu próprio campo e criar chances de gol. O Leão, por sua vez, passou a explorar a velocidade de seus homens de ataque com as entradas de Yago Pikachu, Moisés e Machuca.

Nos minutos finais, apesar das tentativas, as duas equipes abusaram de erros na finalização das jogadas e pouco conseguiram produzir de chances efetivas de gol. Dessa forma, coube à marca penal decidir o Campeonato Cearense de 2024.

Os pênaltis

Nas cobranças de penalidades, os goleiros brilharam. João Ricardo defendeu as cobranças de Matheus Felipe, Guilherme Castilho e Richard pegou os chutes de Yago Pikachu e Machuca. Assim, Zé Welison, Moisés converteram pelo Fortaleza. Pelo lado do Vozão, Recalde, Lourenço e Raí Ramos fizeram e deram a 46ª taça ao Alvinegro.

Próximos jogos

Passado o Estadual, as duas equipes já voltam a campo no meio de semana. Primeiro, o Fortaleza recebe o Nacional Potosí, na quarta-feira, às 19h. Logo depois, chega a vez do Ceará. O Alvinegro visitará o Sport, na Arena de Pernambuco, às 21h30, pelas quartas de final da Copa do Nordeste.

Ficha do jogo

Ceará 1 (3)
Richard; Raí Ramos, Ramon Menezes (David Ricardo), Matheus Felipe e Matheus Bahia (Paulo Victor); Richardson (Jorge Recalde), Lourenço e Lucas Mugni (Guilherme Castilho); Aylon (Bruninho), Erick Pulga e Saulo Mineiro. Técnico: Vágner Mancini.

Fortaleza 1 (2)
João Ricardo; Brítez, Kuscevic e Titi; Tinga, Zé Welison, Lucas Sasha (Pedro Augusto), Hércules (Yago Pikachu) e Bruno Pacheco; Marinho (Machuca) e Lucero (Moisés). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Local: Arena Castelão
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gols: Saulo Mineiro aos 3/2ºT (Ceará); Lucero aos 12/2ºT (Fortaleza)
Cartões amarelos: Matheus Felipe, Raí Ramos (Ceará); Bruno Pacheco, Yago Pikachu (Fortaleza)
Cartão vermelho: Bruno Pacheco, Gastón Liendo (Fortaleza)
Público: 57.100 torcedores
Renda: R$ 2.109.117,00

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING