publicidade

Santa Cruz: Com quase 75% dos clubes da Série D 2025 definidos, competição terá retorno de equipes tradicionais

Série D, AL, América-RN, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN, Santa Cruz, SE, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 8 de abril de 2024

Além do Santa Cruz, Luverdense, Portuguesa e Tuna Luso garantiram suas vagas para a Quarta Divisão do ano que vem

Faltando mais de um ano para que a bola comece a rolar na Quarta Divisão de 2025, o Santa Cruz já consegue ver um desenho bem nítido do que será a Série D no ano de seu retorno à competição. Com a volta de adversários tradicionais, o Tricolor do Arruda deverá ter concorrência de peso na briga pelo acesso à Terceirona.

Segundo levantamento feito pelo perfil Última Divisão no X (antigo Twitter), além do próprio Santa Cruz, que garantiu sua vaga em campo ao chegar às semifinais do Campeonato Pernambucano 2024, a Série D de 2025 contará com a volta de times como a Tuna Luso (Pará), Portuguesa (SP), Luverdense (MT) e Joinville (SC), todas estas com diversas participações em divisões superiores.

Assim, dos 47 clubes já classificados, 23 deles estão retornando à competição ou participarão dela pela primeira vez, como será o caso dos dois representantes baianos já garantidos, o Barcelona e Ilhéus e o Jequié, além de clubes com bom aporte financeiro como Capital, uma SAF vinda do Distrito Federal.


Já entre os 24 clubes que estão na disputa este ano e se garantiram para 2025, em caso de acesso, a vaga será redistribuída pela sua respectiva federação. Atualmente, Altos (Piauí), Iguatu e Maracanã (Ceará), América e Santa Cruz (Rio Grande do Norte), Sousa e Treze (Paraíba), Retrô (Pernambuco), ASA (Alagoas) e Sergipe são os nordestinos que se enquadram na condição dos que irão disputar esta temporada, mas já possuem vaga na próxima garantida.

Portuguesa será rival do Santa Cruz na Série D 2025
Lusa do Canindé voltou à Série D 2025 após garantir sua vaga via Paulistão – Foto: Fábio Menotti/Palmeiras

Entre as 17 vagas que ainda faltam ser preenchidas, quatro ficam reservadas aos rebaixados da Série C em 2024. As outras 13 ainda serão distribuídas mediante critérios definidos pelas federações estaduais. Portanto, até o momento, Acre, Espírito Santo e Maranhão (2 cada), Amapá, Bahia, Roraima, Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo (1 cada) seguem com vagas a serem ocupadas.

Em 2024, a competição terá 64 times divididos em oito grupos, que começam a sua trajetória no último final de semana do mês de abril. As quatro equipes que chegarem às semifinais garantem seu acesso à Terceira Divisão. A estimativa é que as finais da Série D aconteçam nos dias 22 e 29 de setembro deste ano.

Posts

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING