Além do Santa Cruz, Luverdense, Portuguesa e Tuna Luso garantiram suas vagas para a Quarta Divisão do ano que vem
Faltando mais de um ano para que a bola comece a rolar na Quarta Divisão de 2025, o Santa Cruz já consegue ver um desenho bem nítido do que será a Série D no ano de seu retorno à competição. Com a volta de adversários tradicionais, o Tricolor do Arruda deverá ter concorrência de peso na briga pelo acesso à Terceirona.
Segundo levantamento feito pelo perfil Última Divisão no X (antigo Twitter), além do próprio Santa Cruz, que garantiu sua vaga em campo ao chegar às semifinais do Campeonato Pernambucano 2024, a Série D de 2025 contará com a volta de times como a Tuna Luso (Pará), Portuguesa (SP), Luverdense (MT) e Joinville (SC), todas estas com diversas participações em divisões superiores.
Agora temos 47 times com vagas pra Série D de 2025.
— Última Divisão (@ultimadivisao) April 8, 2024
A principal novidade é a volta do Luverdense. Entra na lista de grandes retornos, que já tem Santa Cruz, Joinville, Portuguesa, Tuna Luso e Goiânia voltando também.
Que pesada essa Série D! pic.twitter.com/7efk3W48XR
Assim, dos 47 clubes já classificados, 23 deles estão retornando à competição ou participarão dela pela primeira vez, como será o caso dos dois representantes baianos já garantidos, o Barcelona e Ilhéus e o Jequié, além de clubes com bom aporte financeiro como Capital, uma SAF vinda do Distrito Federal.
Já entre os 24 clubes que estão na disputa este ano e se garantiram para 2025, em caso de acesso, a vaga será redistribuída pela sua respectiva federação. Atualmente, Altos (Piauí), Iguatu e Maracanã (Ceará), América e Santa Cruz (Rio Grande do Norte), Sousa e Treze (Paraíba), Retrô (Pernambuco), ASA (Alagoas) e Sergipe são os nordestinos que se enquadram na condição dos que irão disputar esta temporada, mas já possuem vaga na próxima garantida.
Entre as 17 vagas que ainda faltam ser preenchidas, quatro ficam reservadas aos rebaixados da Série C em 2024. As outras 13 ainda serão distribuídas mediante critérios definidos pelas federações estaduais. Portanto, até o momento, Acre, Espírito Santo e Maranhão (2 cada), Amapá, Bahia, Roraima, Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo (1 cada) seguem com vagas a serem ocupadas.
Em 2024, a competição terá 64 times divididos em oito grupos, que começam a sua trajetória no último final de semana do mês de abril. As quatro equipes que chegarem às semifinais garantem seu acesso à Terceira Divisão. A estimativa é que as finais da Série D aconteçam nos dias 22 e 29 de setembro deste ano.
0 comentários