O Bahia deixou a goleada sofrida para trás e voltou a vencer na Série A. Firme no G-6, com 45 pontos, a equipe baiana segue na briga por uma vaga na Copa Libertadores, competição que não disputa há 35 anos, desde que foi bicampeão nacional. Nesse cenário, o Podcast45 fez um Raio-X sobre as possibilidades do Tricolor.
Hoje, de acordo com pesquisas da UFMG, as chances do Esquadrão disputar a principal competição internacional são de 52%. Números que podem aguentar, por exemplo, caso o número de vagas aumente – o que depende do desempenho de brasileiros nas decisões por Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores.
O analista Pedro Pereira destacou os ‘jogos de seis pontos’ que o Tricolor tem pela frente. Das 10 partidas restantes na competição, por exemplo, cinco são contra adversários que ocupam a parte de cima da tabela. A começar pelo Flamengo, rival do próximo sábado, em casa.
“O resultado contra o Criciúma valeu muito. Tinha que fazer o dever de casa. Agora, pela frente, tem um duelo muito interessante. É a chance de chamar o Flamengo para a briga (do G-6). Depois, tem Cruzeiro, Vasco…confrontos diretos. Valem muito”, avaliou.
O analista Thiago Minhoca, no entanto, chamou atenção para a possibilidade das vagas se limitarem à sexta colocação. Dessa forma, as quatro primeiras – o G-4 – garantiriam ida direta à Copa, enquanto os dois postos seguintes – o G-6 – levariam à pré-Libertadores.
“A gente não pode descartar de acontecer somente um G-6. Nesse caso, existe uma disputa para ver quem vai sobrar. São cinco equipes (Bahia, Inter, Flamengo, São Paulo e Cruzeiro) disputando três vagas. Preocupa, claro, porque são menos opções. Não seria um G-7 ou G-8”, disse.
“Mas vale falar em desempenho. O Flamengo não está bem. O São Paulo, vejo similar ao Bahia. Tropeçam em momentos parecidos. É um duelo, inclusive, que ainda vai ter. E vai ser na Arena Fonte Nova. Então, é um cenário aberto. Não vejo tanta regularidade nos paulistas”, finalizou.
Bahia na Série A
Com o triunfo em casa, o Esquadrão chegou a 45 pontos ganhos na última posição do G-6 do Brasileirão, sendo assim, na zona de classificação para a Copa Libertadores. O confronto diante do Rubro-Negro carioca acontece no próximo sábado (5), às 19h, novamente em Salvador.
0 comentários