A cidade de Fortaleza, com a Arena Castelão, concorre para ser uma das sedes do mundial de seleções femininas, que acontecerá no Brasil em 2027
Uma das candidatas para receber a Copa do Mundo Feminina de 2027, a Arena Castelão recebeu, na última segunda-feira (7), a delegação da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A visita técnica teve o objetivo de avaliar a capacidade do equipamento de receber o torneio.
Ao efetuar a inspeção no local, o corpo de funcionários técnicos da entidade máxima do futebol mundial coletou informações sobre o Gigante da Boa Vista e outras infraestruturas necessárias para a acomodação do torneio. Além da capital cearense, as outras 11 cidades candidatas também passam pelo mesmo processo que foi iniciado no dia 25 de setembro e será encerrado em 11 de outubro.
A avaliação dos especialistas da Fifa parte desde a estrutura do estádio em si, até a capacidade de transporte, aeroporto e a infraestrutura técnica das cidades. Uma nova série de inspeções será realizada no mês de novembro, desta vez com foco nas instalações de treinamento e hoteis das equipes. O anúncio das sedes está previsto para o início de 2025.
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL NORDESTINO EM NE45
Rogério Pinheiro, Secretário do Esporte do Estado do Ceará, mostrou entusiasmo com a visita da Fifa: “Apresentamos nossas instalações e o que temos de melhor em nossa cidade para receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. Esse evento irá empoderar ainda mais nossas meninas que brilham no futebol e amam a modalidade. Queremos receber esse grande evento em nosso estado”.
Vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero afirmou que a Arena Castelão atende a todos os pré-requisitos da Fifa para sediar a competição. “É com grande alegria e confiança que recebemos a comitiva da FIFA para a inspeção na Arena Castelão. O estado do Ceará e o nosso principal equipamento esportivo atendem a todos os requisitos para sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. Com a liderança do governador Elmano de Freitas, o estádio tem passado por diversas melhorias e estamos prontos para acolher essa celebração histórica do futebol feminino, promovendo também a igualdade de gênero”.
Chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da Fifa, Rhiannon Martin explicou quais os critérios utilizados para escolher as sedes. “Nossa equipe de especialistas técnicos analisará e avaliará os estádios do ponto de vista operacional, incluindo como o estádio é administrado atualmente, a infraestrutura existente e os espaços disponíveis. Outro aspecto importante é entender como as cidades usariam a Copa do Mundo Feminina da FIFA para causar impacto positivo em suas comunidades locais e, em particular, para incentivar meninas e mulheres a se envolverem com o futebol”.
0 comentários